ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Psicologia promove ação educativa e aula inaugural

A ação educativa foi voltada para os conselhos tutelares de Aracaju e a aula inaugural reuniu veteranos, calouros e egressos do curso.

às 11h39
A aula inaugural do primeiro semestre de 2022.
A aula inaugural do primeiro semestre de 2022.
Ritual de passagem envolveu veteranos e calouros.
Primeira aula reuniu estudantes do primeiro ao terceiro períodos.
Ação de extensão voltada para as conselheiras tutelares, de direitos e demais colaboradores da Casa dos Conselhos de Aracaju.
Compartilhe:

Em alusão ao Dia da Mulher, no último dia 8, o curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) realizou um ação de extensão voltada para as conselheiras tutelares, de direitos e demais colaboradores da Casa dos Conselhos de Aracaju (SE). As mulheres foram acolhidas, receberam brindes e participaram de uma oficina sobre saúde mental.

De acordo com a coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Jamille Figueiredo, facilitadora da oficina, o momento foi importante para que as conselheiras compartilhassem experiências e histórias por meio de dinâmicas de grupo. 

“As conselheiras tutelares acompanham demandas gravíssimas de pessoas que têm os seus direitos violados e atuam na prevenção da violação desses direitos. Essas situações causam impacto na saúde mental dessas mulheres. Então, foi um momento de lembrar que elas precisam olhar também para a saúde mental delas para assim poder atender cada vez melhor a comunidade”, disse.

Aula inaugural

Uma outra ação do curso, foi a aula inaugural do primeiro semestre de 2022, voltada para estudantes do primeiro ao terceiro períodos, realizada no último dia 14. “O intuito foi divulgar para os alunos os principais setores da universidade, para que eles conhecessem as oportunidades que a Unit oferece durante a graduação”, conta Jamille. O momento foi conduzido pelo coordenador operacional do curso, o professor Saulo Almeida.

“Eles conheceram a biblioteca, o NAPPS [Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial], o Unit Carreiras, que faz todo sucesso, pois os alunos adoram saber sobre as oportunidades de estágio, e o setor de Relações Internacionais. Também apresentamos a Clínica de Psicologia, pois é bastante indicado que o estudante do curso faça psicoterapia, então é mais um serviço que eles podem acessar e divulgar para a comunidade esse espaço em que eles serão estagiários nos últimos períodos”, acrescenta.

Os novos discentes do curso participaram de um ritual de passagem juntamente com alunos veteranos do curso em uma dinâmica envolvendo os principais símbolos da psicologia. “A letra grega Psi, que representa a profissão, o cérebro e o coração representando as emoções, e os veteranos entregaram aos calouros. Foi um momento emocionante por toda a ambientação que criação com a música, as luzes e o discurso de quem estava passando o símbolo para o colega e quem estava recebendo”,

Além disso, foram convidadas palestrantes egressas da Unit, as psicólogas Caroline Tavares, que também é colaboradora da instituição, e Sávylla Santos, que é referência em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neste semestre, o curso tem 157 calouros. São 53 novos alunos no turno da noite e 104 no período da manhã.

 

Leia também: Como é o curso de graduação em Psicologia?

Compartilhe: