ESTUDE NA UNIT
MENU

Ambulatório de Medicina realiza mais de 700 atendimentos por mês

O ambulatório atende pacientes em diversas especialidades, entre elas oftalmologia, ortopedia e psiquiatria, com valor acessível.

às 11h59
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O Ambulatório Didático do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) realiza mensalmente entre 700 a 900 atendimentos em diversas especialidades. Localizado no Decós Day Hospital, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju (SE), a instalação médica possibilita atendimento médico à população sergipana por um preço acessível.

As especialidades ofertadas são: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Pneumologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Psiquiatria, Dermatologia, Reumatologia, Urologia, Cirurgia, Nefrologia, Gastroenterologia, Endocrinologia e Otorrinolaringologia.

“As especialidades mais procuradas são oftalmologia, ortopedia e psiquiatria. Atendemos pacientes de todo o estado de Sergipe, temos muitos pacientes do interior do Estado, Alagoas e Bahia. Isso se deve, provavelmente, à grande dificuldade de acesso a estas especialidades pelo SUS e à alta qualidade de nossos profissionais”, avalia a docente e supervisora do Ambulatório Didático do curso de Medicina da Unit, Dra. Maria Fernanda Malaman.

“Prestamos um serviço de altíssima qualidade, feito por médicos com título de especialistas, mestres ou doutores em suas especialidades, a um valor acessível e com um tempo menor de espera”, acrescenta. 

Prática dos alunos

No ambulatório, os estudantes de medicina, a partir do 5º período, são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente, sob a supervisão do médico especialista. “Inicialmente realizamos uma anamnese (entrevista) detalhada, esmiuçando a história da doença e, posteriormente, examinando o paciente integralmente, com foco nos órgãos das queixas relatadas”, conta a estudante do oitavo período de Medicina, Sílvia Alice Falcão dos Anjos.

Depois da consulta, os alunos discutem o caso com base nos conhecimentos clínicos aprendidos na universidade para definir possíveis diagnósticos e adotar a conduta que melhor se aplica à situação do paciente. Os casos clínicos são debatidos mais uma vez após o encerramento do atendimento. Tudo isso sob a orientação do professor.

“Acredito que as atividades desenvolvidas nos ambulatórios são muito relevantes na graduação, pois é ali que o contato com o paciente se estreita e aprendemos a lidar com questões que não estão nos livros, além de conseguir aplicar os conteúdos que foram vistos em outras matérias curriculares. A prática constante favorece substancialmente o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nosso raciocínio clínico”, afirma Sílvia.

“A quantidade considerável de especialidades ofertadas no Decós nos dá a possibilidade de conhecer e criar afinidades com diversos ramos da Medicina, além da oportunidade de viver uma realidade mais próxima da atuação médica”, conclui a aluna.

Atendimento

O serviço está disponível durante todo o ano, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 11h. Somente no período de férias dos estudantes (nos meses de junho, julho e dezembro) que não há atendimentos.

Para realizar o agendamento, basta ligar para o telefone (79) 3218-2300 ou ir presencialmente ao Ambulatório de Medicina da Unit.

O valor de consulta é de R$ 30.

 

Leia também: Egressa de Medicina da Unit atua em Olindina (BA), sua cidade natal

Compartilhe: