ESTUDE NA UNIT
MENU

Abril Azul: o mês é dedicado à conscientização sobre o autismo

A neuropediatra Ana Gabriela Prado explica o que é autismo e fala sobre a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade.

às 13h44
A professora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), a neuropediatra Ana Gabriela Prado.
A professora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), a neuropediatra Ana Gabriela Prado.
Compartilhe:

Segundo a CDC – Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), uma em cada 44 crianças no mundo possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como forma de dar visibilidade e conscientizar a sociedade em relação ao autismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Abril Azul. Mas, o que de fato é autismo?

A professora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), a neuropediatra Ana Gabriela Prado explica que o termo é utilizado comumente para descrever o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e significam a mesma condição psiquiátrica. “O TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos”, disse.

Em fevereiro, o autismo recebeu uma nova classificação na 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS. Com isso, todos os transtornos que fazer parte do espectro de autismo, como autismo infantil, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e o Transtorno com Hipercinesia estão agrupados em um único diagnóstico: TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

“A nova classificação de autismo na atualização da CID-11, além do aumento de diagnósticos de TEA e a introdução dos dados de autismo no Censo 2022 são ocorrências que não passam despercebidas para as comunidades do autismo do Brasil. Segundo o CDC, Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA [Center for Disease Control and Prevention], a taxa de incidência de autismo está estimada em uma a cada 44 crianças atualmente. Isso serve de referência mundial”, esclarece a professora.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril de 2007, a ONU criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Por isso, o mês é chamado de Abril Azul e procura dar mais visibilidade ao tema do Transtorno do Espectro Autista. “Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explica Ana Gabriela.

Para celebrar este dia, as comunidades de luta pelo autismo, elegeram o tema lugar de autista é em todo lugar para 2022. “Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Não há inclusão sem a consciência de que pessoas autistas podem ser tão capazes quanto as não autistas, que elas têm habilidades e limitações como qualquer outra pessoa, que suas vidas têm o mesmo valor, e que a inclusão não é favor, mas um direito humano”, enfatiza a neuropediatra.

 

Leia também: Fisioterapia neurofuncional: como ela atua no funcionamento do corpo

Compartilhe: