ESTUDE NA UNIT
MENU

Gratidão e celebração marcam a festa dos 60 anos do Grupo Tiradentes

Data foi marcada com uma Missa em Ação de Graças prestigiada por toda a comunidade; dedicação à causa da educação foi destacada na trajetória do Grupo

às 01h54
Compartilhe:

“Eu sou penhoradamente grato por tanto apoio, tanto carinho e tudo o que vocês representam para a Universidade Tiradentes e para o Grupo Tiradentes”. Assim agradeceu o fundador, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, ao final da Missa em Ação de Graças que comemorou os 60 anos de fundação da instituição. A celebração foi realizada na noite desta quarta-feira, 20, no Minishopping do Campus Farolândia, em Aracaju, relembrando a inauguração do Ginásio Tiradentes, em 21 de abril de 1962. 

O ato religioso foi prestigiado por centenas de estudantes, professores, colaboradores, gestores do Grupo Tiradentes, autoridades públicas e pessoas atendidas pelos projetos de extensão das unidades de ensino. Além da presença do público no Campus Farolândia, a missa foi transmitida ao vivo pelo canal do Grupo Tiradentes no YouTube, para os públicos das unidades e polos de Ensino à Distância instalados nos outros estados de atuação da companhia (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte). 

A missa foi acompanhada também pelo professor Uchôa, sua esposa Amélia Maria Uchôa e seus familiares, que se emocionaram com a decoração especial montada logo na entrada do minishopping: a réplica de uma sala de aula antiga, com carteiras escolares, um globo terrestre, livros, uma reprodução em tamanho natural de uma foto do jovem Uchôa na época da fundação, e uma lousa, na qual estava escrito a giz: “Era 1962 quando a nossa história começou”. 

Diante da reprodução daquela sala, o fundador relembrou o que ele considera como as lições mais importantes que o Grupo Tiradentes vem ensinando à sociedade desde a sua criação. “Primeiro, a humildade. Segundo é o respeito às pessoas, valorizando de um servente a um reitor ou governador. Isso é um ponto importantíssimo para quem desejar seguir em crescimento. Se a pessoa for da área de educação, é preciso que ela seja compreensiva com o aluno, desde aquele que inicia até o que está se formando, e contribuir para a pessoa ser dedicada e os seus professores também serem dedicados. Esse é o trabalho que fazemos todos os dias para o nosso alunado”, disse Uchôa. 

A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa. Em sua homilia, ele destacou o Grupo Tiradentes e suas unidades como “um importante espaço de comunicação e formação intelectual” para as comunidades onde está presente. “Sem dúvida, é para todos nós um motivo de louvor e ação de graças a Deus. Não somente pelos 60 anos de história desse espaço, mas também pelos resultados alcançados. Tantas e tantas pessoas que aqui se prepararam e se formaram, que cresceram intelectualmente e assim, cada vez mais, se tornaram pessoas que servem à nossa sociedade e à nossa igreja. Que o Grupo Tiradentes continue avançando para águas mais profundas e que esse bem que ela tem realizado permaneça para sempre”, desejou o arcebispo. 

Para o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, o aniversário representa a contribuição que a instituição teve para o progresso dos estados onde atua e, principalmente, para a vida das pessoas. “A educação transforma a vida das pessoas. Transformou a minha vida. Por isso, eu tenho o propósito de contribuir com o que eu já aprendi ao longo da minha carreira como executivo para poder transformar a vida de muitas pessoas. Com certeza, vamos continuar cuidando muito bem dos nossos alunos, por meio dos nossos queridos professores, garantindo que eles consigam sair daqui com seus projetos de vida realizados”, assegurou Klima. 

Após a missa, houve a exibição de vídeos comemorativos com depoimentos de alguns egressos das unidades do Grupo Tiradentes e o tradicional canto do “Parabéns a você”, com toda a família Uchôa reunida em volta de um bolo feito especialmente para a data. A celebração foi encerrada com uma apresentação musical da cantora e compositora sergipana Antônia Amorosa. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: