ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Medicina será representado em conferência internacional da Alemanha

Os professores doutores Marcos Almeida, Estélio Dantas e Richard Cabral irão proferir palestras sobre pesquisas desenvolvidas na Unit.

às 18h13
Compartilhe:

O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) será representado por três docentes da Conferência Internacional de Tecnologias Digitais em Saúde (International Conference Digital Technologies in Health), em setembro deste ano, na Alemanha. Também estará presente no Encontro Internacional de Inovação em Motricidade Humana (International Meeting on Innovation in Human Motricity), que acontece paralelamente à conferência.

A Unit faz parte da International Human Motricity Network (IHMN), uma rede científica que congrega 53 universidades de 19 países, por isso, recebeu o convite para divulgar suas pesquisas na conferência.

Uma das conferências será proferida pelo professor do curso de Medicina, Dr. Marcos Almeida. “Abordarei o tema ‘Big Data and Health Decision-making Process [Big Data e o Processo de Tomada de Decisões em Saúde]’, ou seja, a utilização de enorme quantidade de dados a fim de auxiliar a tomada de decisões na área da saúde. Esse é o resultado de pesquisas em que procuramos desenvolver metodologias que permitam utilizar com melhor desempenho esse tipo de dados”, explica.

“Esses dados tratam de resultados que refletem melhor a realidade. São vitais em termos de tomada de decisão, seja ela na elaboração de protocolos de atendimento em cada instituição de saúde, seja na elaboração de políticas públicas de prevenção e tratamento de enfermidades variadas”, acrescenta o professor.

O trabalho foi desenvolvido por alunos da graduação em Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA), e pelo grupo de pesquisa em Epidemiologia Clínica e Social. Em conjunto com estudantes de Medicina e de outros cursos, envolvendo também mestrandos e doutorandos, são publicadas diversas pesquisas em revistas de renome internacional. 

O docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente, Dr. Estélio Dantas, apresentará a conferência intitulada ‘Apps for Performance Assessment and Prescription (Aplicativos para a Avaliação e Prescrição de Desempenho). “Juntamente com os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, conseguimos cinco patentes de aplicativos para avaliação do risco de quedas de idosos, avaliação do nível de condicionamento físico de idosos, orientação da vocação esportiva de crianças e detecção de talentos para os esportes. A palestra será justamente sobre esses aplicativos e outros em desenvolvimento”, diz.

“A ciência vem se transformando e evoluindo em caráter exponencial. Nos dias de hoje, a telemedicina, as cirurgias robóticas e a inteligência artificial no diagnóstico e tratamento de doenças são fatos cada vez mais corriqueiros. No entanto, o fator humano sempre será preponderante. Atuar na formação dos futuros médicos, totalmente familiarizados com as mais recentes e avançadas tecnologias, mas com uma sólida formação humanística e focada nas necessidades do paciente é algo que todo o corpo docente da Unit se orgulha”, ressalta.

Além deles, o coordenador do curso de Medicina da Unit, Dr. Richard Halti Cabral, apresentará conferência sobre o tema Tecnologia Digital para Medicina Comunitária (Digital Technology for Community Medicine).

Submissões

Para os estudantes e pesquisadores que estiverem interessados em apresentar trabalhos científicos sobre o tema, as inscrições estão abertas até o dia 23 de maio. Para mais informações, basta acessar o site do evento.

 

Leia também: Médicos recém-formados pela Unit são aprovados em residências médicas

Compartilhe: