ESTUDE NA UNIT
MENU

Médicos recém-formados pela Unit são aprovados em residências médicas

A residência é o momento em que o médico recém-formado completa a sua formação em uma área específica.

às 11h25
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A excelência do ensino pode ser comprovada com os excelentes resultados em residências médicas. O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) aprova médicos recém- formados em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados, como Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e  Fundação Altino Ventura, em Recife (PE), e Hospital Urgência de Sergipe (HUSE).

Segundo o coordenador do curso de Medicina da Unit, Richard Halti Cabral, o resultado retrata a qualidade do curso, dos estudantes e egressos. “As seleções que são feitas para residências médicas, avaliam diversas habilidades dos médicos recém-formados. Então, os egressos tendo uma boa aprovação mostra que enquanto estudantes, eles já são bons, e confere credibilidade ao curso, indicando que a universidade está no caminho certo para a formação desses médicos”, disse.

Apesar de ser uma graduação de seis anos, sendo os dois últimos no internato, a vivência do médico recém-formado é mais intensa durante a residência. “A residência é de fundamental importância porque diferente de outros cursos, o curso de Medicina não é terminal. É na residência que o médico completa a sua formação porque permite uma vivência maior com uma determinada especialidade e experiência no cuidado com o paciente”, explica o coordenador.

A duração de cada especialidade médica pode variar entre dois, três ou até cinco anos. Existem especialidades que são consideradas áreas básicas, a exemplo da clínica médica, cirurgia geral e pediatria. Após a conclusão da residência em algum dessas especialidades, o médico pode fazer uma subespecialização, como cardiologia, cirurgia plástica e cirurgia pediátrica.

Projeto Pedagógico de Medicina

Com uma proposta atual e inovadora, o projeto pedagógico dos cursos de Medicina da Unit é baseado no método PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), que mantém a relação ensino-aprendizagem focado no aluno como protagonista do processo. A metodologia é aplicada desde a década de 1960 em grandes universidades no exterior e no Brasil a partir da década de 1990.

Desde o primeiro ano de curso, os acadêmicos estarão em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com rotinas mais intensas do que em faculdades com método tradicional. Como a turma se divide em poucos alunos, a participação de cada um se torna muito importante para o grupo e a proximidade com o professor aumenta.

O método PBL motiva e estimula a criatividade do estudante, promove o conhecimento de diferentes áreas médicas, oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar a medicina desde o início do curso, estimula o aprendizado em equipe, incentiva à busca de diferentes maneiras de como resolver um problema.

 

Leia também: Egressa de Medicina é aprovada na residência em Clínica Médica

Compartilhe: