ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso detalha projeto selecionado pelo Tiradentes Solution Education Lab

Ícaro Franca Bastos foi selecionado para o Programa Tiradentes Solution Education Lab e está desenvolvendo o projeto em duas escolas.

às 16h51
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O egresso de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit), Ícaro França Bastos, selecionado para o Programa Tiradentes Solution – Education Lab, vem desenvolvendo propostas de inovação na educação na capital sergipana. O objetivo é propor melhorias na educação básica de Aracaju, tendo como iniciativa de testes duas escolas da cidade: Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia e a Escola Estadual Prof. Artur Fortes. 

Ícaro exerce a profissão de professor há quase 15 anos e a sua proposta de mestrado foi selecionada no ano passado para a aplicação prática por meio do Tiradentes Solution. Ele vê no programa uma oportunidade ideal de execução da sua pesquisa. 

“O projeto objetiva a construção de um modelo educacional que permita a formação de um cidadão autônomo através da construção de um modelo de sala de aula flexível que proporcione a implementação de uma educação integral, articulando o estímulo das inteligências social e emocional com o desenvolvimento da criatividade e do pensamento sistêmico”, explica Ícaro.

Para isso, o projeto deve auxiliar na construção de métodos a serem seguidos a fim de alcançar uma educação de qualidade, com mais liberdade para os alunos no desenvolvimento de habilidades múltiplas, que os tornam aptos para viver e conviver em sociedade. Além disso, visa desenvolver o pensamento crítico e sistêmico, criatividade, inteligência social e emocional, e domínio social e tecnológico.

“As metodologias utilizadas serão centradas e fundamentadas em uma sala de aula desenhada de uma maneira tal que permita, dentre outras coisas, a flexibilidade necessária para que os alunos tenham um papel ativo no processo educativo e para poderem construir e desenvolver as diferentes habilidades múltiplas que são inerentes aos seres humanos”, conta o professor.

O egresso está otimista e confiante quanto a futuras parcerias. “O plano é que esse projeto ganhe um maior palco e possa ser implementado em outras escolas, para que desse modo a proposta leve esse modelo educacional integral a outras instituições e que assim contribua para o desenvolvimento de um número crescente de sujeitos mais emocionalmente e socialmente inteligentes, críticos, autônomos, criativos e conscientes das consequências do seu papel no mundo”, salienta.

 

Leia também: Conheça os selecionados para o programa Tiradentes Solutions Education Lab

Compartilhe: