ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor explica as vantagens de escolher um curso EAD na área da Saúde

A Covid-19 reforçou a importância dos profissionais da área da saúde, e com isso, a demanda pelos cursos também aumentou

às 21h30
Coordenador operacional do curso de Educação Física, Antenor de Oliveira
Coordenador operacional do curso de Educação Física, Antenor de Oliveira
Compartilhe:

Escolher a graduação ideal às vezes pode ser uma tarefa difícil. Isso porque muitos estudantes se identificam com vários cursos de uma determinada área, adiando ainda mais a decisão de ingressar no ensino superior. Hoje, mais do que nunca, presenciamos a importância de profissionais qualificados, principalmente na área da saúde, que vem reforçando sua relevância ao longo dos anos, sobretudo após a pandemia da Covid-19. 

Em paralelo a isso, a demanda pela Educação a Distância (EAD) também cresceu, as graduações na área da saúde vêm se tornando as mais procuradas pelos estudantes. Para o coordenador operacional do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antenor de Oliveira, o aluno que escolhe um curso da Unit EAD na área da saúde adquire muitos conhecimentos. 

“A área de saúde requer cada vez mais um profissional que domine o uso da tecnologia. Os cursos nesta metodologia permitem que os alunos desenvolvam competências e habilidades exigidas no mercado de trabalho. Além disso, a educação à distância proporciona flexibilidade de horários de estudo e otimização do tempo que se adequa à rotina do aluno com um custo menor, sem perder a qualidade. O relacionamento entre as pessoas é outro ponto forte, ter contato com diversos professores e colegas de outras regiões do país, através de um ambiente virtual de aprendizagem e grupos de estudos, enriquece a formação tornando um profissional ainda mais completo nesta área”, pontua. 

Além disso, o discente também conta com aulas práticas, que visam aperfeiçoar o conhecimento obtido nas disciplinas teóricas. “Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que os cursos na área de saúde não são totalmente online. Eles são caracterizados pelo ensino híbrido, onde temos o modelo presencial, que é o processo que ocorre em sala de aula, e o modelo online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. Portanto, há encontros semanais, geralmente duas ou três vezes, para realização das aulas nos laboratórios e espaços de práticas nos Polos de Apoio Presencial”, conclui Antenor. 

Após decidir qual a graduação ideal na área da saúde, o estudante precisa buscar uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que preze pela credibilidade e compromisso com a formação profissional dos seus alunos, como é o caso da Unit. E quem escolhe, não se arrepende. O egresso de Educação Física da Unit de Itabaiana (SE), Josafá Luiz dos Santos, afirma que a escolha da Unit EAD não foi nada difícil. “A escolha pelo EAD veio de quando eu precisava de tempo livre para trabalhar, coisa que no presencial eu não teria como. Consegui manter o trabalho do qual no período exercia e estudar com horários ajustados”, afirma. 

Para ele, a graduação na Unit EAD contribuiu e facilitou o acesso à educação, já que a flexibilidade de horários era um dos principais requisitos para que ele conseguisse ingressar no ensino superior. “Hoje eu faria com toda tranquilidade outro curso na modalidade de ensino a distância. Além da flexibilidade de horários, consegui me adaptar ao modelo de ensino, podendo afirmar que há subsídios suficientes para exercer a profissão escolhida. Ainda destaco que, através do ensino digital tive a aproximação de profissionais e amigos do curso de diversos lugares, coisa que talvez no presencial seria mais difícil. E isso contribuiu muito para construção de conhecimento e que, até hoje mesmo depois da graduação, ainda contribui”, finaliza. 

Leia também: Graduações da Saúde no EAD foram as mais procuradas em 2020

Compartilhe: