ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação Científica: programas de bolsa são incentivos para alunos curiosos

Grandes descobertas científicas começam ainda nos cursos de graduação, com o incentivo aos programas de Iniciação Científica.

às 19h10
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Foi uma criança curiosa? Perguntava o tempo todo o porquê das coisas? Brincou de fazer grandes descobertas? Se a sua resposta foi sim, você tem o perfil do cientista. O que, muitas vezes, foi só uma curiosidade infantil pode ser direcionada ao desenvolvimento de pesquisas científicas de grande importância para a sociedade. Por isso, a Universidade Tiradentes mantém programas de incentivo à Ciência e Pesquisa, entre eles, a Iniciação Científica.

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os alunos da graduação em contato direto com a atividade científica, permitindo engajá-los na pesquisa. Esses estudantes trabalham junto com professores, outros estudantes, mestrandos e doutorandos em estudos que buscam entender e resolver problemas dos mais variados ramos da sociedade. 

A Unit possui diversos programas para a disseminação da pesquisa durante a graduação. De forma geral, os programas de Iniciação Científica distribuem bolsas concedidas por agências de fomento, a exemplo do CNPq e Fapitec, bem como com recursos próprios. Além dos programas institucionais (Pibic e Pibiti) mantidos pelos governos, a Unit também possui seu próprio programa de bolsas de Iniciação Científica (Probic) e em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (Probiti). 

Mas não basta apenas se inscrever para uma bolsa. É preciso ter um projeto de pesquisa que deve ser bem construído e orientado por um professor da universidade, que seja mestre ou doutor. O histórico escolar do aluno, incluindo o rendimento nas disciplinas, e o currículo do orientador também são critérios avaliados na seleção dos projetos.

Os alunos participantes da Iniciação Científica podem prosseguir com os estudos acadêmicos, em cursos de mestrado e doutorado, atuar em instituições de pesquisa ou mesmo trabalhar na iniciativa privada. Estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) estão mais propensos a fazer uma pós-graduação. Egressos do programa têm quase três vezes mais chances de concluir um mestrado e 1,5 vez mais de fazer um doutorado. 

Os programas de Iniciação Científica da Unit são:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)
  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (PROBIC/Unit)
  • Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (PROBITI/Unit)

O estudante pode receber a bolsa de incentivo de Iniciação Científica durante 12 meses.

A Unit conta ainda com o Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit (PROVIC/Unit), em que se enquadram projetos financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou contratados diretamente por empresas.

 

Leia também: “A IC foi um divisor de águas para mim”, diz egressa em engenharia de Petróleo

Compartilhe: