Enfrentar os desafios da jornada dupla e conciliar a rotina agitada com os estudos pode parecer uma tarefa difícil e, por vezes, impossível. Apesar disso, trabalhar e estudar é um hábito muito comum na vida de diversos brasileiros, principalmente porque as ferramentas tecnológicas têm facilitado o acesso à educação e auxiliado no desempenho acadêmico, sendo importantes aliadas no processo de ensino aprendizagem de pessoas que não podem estar fisicamente presentes na Universidade todos os dias.
Por isso, a Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais tem contribuído e facilitado a vida de quem precisa ajustar os horários e adequar trabalho e estudo. A flexibilidade que os cursos EAD oferecem aos alunos é um dos principais benefícios para quem deseja otimizar o tempo e estudar no seu próprio ritmo de aprendizagem, sem precisar abrir mão da vida laboral.
Ao optar por um curso EAD, o aluno irá utilizar uma plataforma on-line de estudos, que pode ser acessada em qualquer dispositivo tecnológico conectado à internet, não havendo a necessidade de transitar entre os espaços físicos da Universidade, já que o estudo pode ser realizado onde e quando o discente preferir.
Como otimizar o tempo e ter um bom rendimento no ensino a distância
A gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, afirma que planejamento é a chave para o sucesso acadêmico. “É importante desenvolver estratégias para conseguir estudar e realizar o grande sonho da formatura. Estudar precisa ser um projeto familiar, todos os membros da família precisam saber que seu tempo será ainda menor”, ressalta.
Por isso, ter disciplina, foco e motivação são características essenciais para o bom desempenho no ensino a distância. Definir horários e estabelecer dias e turnos para a realização das demandas das disciplinas são formas eficientes de criar uma rotina favorável e não ficar em débito com os estudos.
Além disso, traçar um passo-a-passo na agenda e gerenciar uma rotina de estudos são formas eficazes para conseguir cumprir cada uma das tarefas previstas e programar o que precisa ser estudado, separando o tempo necessário para isso. “Determine uma rotina com horário fixo e local para que possa se dedicar aos estudos, dessa forma seu cérebro estará condicionado a isso. Tenha foco e determinação, finalizar o curso deve ser o seu grande objetivo e conquista pessoal”, pontua Janaína.
E não esqueça: para um bom rendimento nos estudos, é importante reservar momentos de descanso e lazer, já que ambos são essenciais para a saúde e contribuem para a preservação da memória a longo prazo.
Leia também: O ensino a distância vai além das ondas tecnológicas