ESTUDE NA UNIT
MENU

O Ensino a Distância vai além das ondas tecnológicas

Modalidade de ensino proporciona aos discentes o aperfeiçoamento de novas habilidades

às 21h42
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Que a Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais possibilita flexibilidade para o aluno você já sabe. Mas será que essa é a única característica que a torna tão diferente das outras modalidades? 

A resposta é não. Na verdade, a flexibilidade é sim um dos motivos que tornam o EAD cada vez mais procurado pelos estudantes, principalmente porque você só precisa de um dispositivo conectado à internet para ter aulas, no entanto, o EAD ultrapassa as ondas tecnológicas e vai muito além de uma simples videoaula. 

Para que o estudante consiga ter sucesso no mercado de trabalho e durante a sua trajetória profissional, é importante que a graduação busque desenvolver habilidades que possam auxiliar neste objetivo. O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Alan Farias, afirma que os estudantes de EAD conseguem fortalecer competências essenciais para o sucesso profissional durante a graduação. Essas aptidões, alinhadas com as exigências do mercado de trabalho, são desenvolvidas durante e após as aulas. 

“Diferente do aluno de cursos presenciais, o estudante de EAD irá desenvolver de forma obrigatória as seguintes habilidades: autonomia, pois o aluno é o centro do processo do ensino e precisa ser ativo para que o seu aprendizado possa acontecer; Gestão, pois tudo em torno do EAD gira em torno de prazos e planejamento, e o aluno é gestor desse fluxo de aprendizado”, frisa. 

O professor também ressalta que ter uma comunicação clara e coesa é primordial para alavancar a carreira e, apesar de existirem muitos estudantes tímidos, a boa notícia é que o EAD auxilia no desenvolvimento e na capacitação dessa habilidade. “O aluno de EAD não tem a presença do professor fisicamente para tirar dúvidas, por conta disso, ele precisa ser proativo e criativo para utilizar os canais disponíveis para tirar dúvidas, exemplo: Expressando suas ideias e dúvidas nos fóruns e chats, ou montando grupos de estudos on-line”, pontua. 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Unit, plataforma que dará acesso ao estudante a todo o conteúdo da disciplina, possui salas de bate-papo e fóruns de discussões que aumentam a interação não só entre o aluno e o professor, mas entre a turma em si. Ou seja, além de desenvolver a habilidade da comunicação, o estudante ainda consegue estreitar laços com os futuros colegas de profissão enquanto tira dúvidas sobre os conteúdos das disciplinas. 

Mesmo que todo o aprendizado aconteça no digital, durante a graduação o aluno irá aplicar, de forma prática, todas as competências adquiridas, seja por meio de trabalhos em grupo ou apresentação de seminários. A Unit EAD possui uma metodologia de ensino ativa, reconhecida pelo MEC por tornar o estudante o protagonista do próprio aprendizado, dando todo o suporte necessário para que o sonho do diploma se torne cada vez mais real. 

Agora que você já sabe quais habilidades vai desenvolver no ensino a distância, qual curso da Unit EAD será o seu escolhido?

Leia também: EAD é a porta de entrada para a democratização do ensino no Brasil

Compartilhe: