ESTUDE NA UNIT
MENU

4ª Gincana Farmacêutica arrecada doações de sangue, alimentos e medicamentos

Ao todos os alunos do curso de Farmácia da Unit arrecadaram 1,8 toneladas de alimentos, 5.403 medicamentos e 180 doações de sangue

às 18h25
Os alunos de Farmácia no encerramento da 4ª Gincana Farmacêutica
Os alunos de Farmácia no encerramento da 4ª Gincana Farmacêutica
Compartilhe:

Com o tema “Doar é o melhor remédio”, a 4ª Gincana Farmacêutica movimentou os alunos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) arrecadando 1,8 toneladas de alimentos, 5.403 medicamentos e 180 doações de sangue. O evento foi dividido em três etapas: em doação de sangue no dia 18; em recebimento das doações de medicamentos no dia 19; e em quiz sobre Ciências Farmacêuticas no último dia 21 para encerramento das atividades. 

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Cinthia Meireles, destaca a parceria com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS). “Nesta edição, tivemos como novidade uma ação de doação de sangue dentro no campus Farolândia, em parceria com o IHHS, conseguindo a adesão de alunos e colaboradores. Todo o evento foi maravilhoso, pois os alunos estavam carentes desse tipo de evento [presencial], dessa confraternização. Ações coletivas como essa trazem, para o aluno, o sentimento de pertencimento”.

Para o estudante do 6º período do curso de Farmácia, Franklin Santana, a Gincana foi uma oportunidade de ajudar ao próximo. “Sabemos que após esse momento pandêmico muitas famílias foram afetadas financeiramente e foi muito gratificante presenciar os relatos de famílias do Coqueiral que foram ajudadas com as doações de alimentos. Não posso deixar de destacar a quantidade de medicamentos e a doação de sangue com o objetivo de salvar vidas”, diz.

Franklin também parabeniza o envolvimento da equipe docente. “Quero agradecer à coordenação e aos professores que também tiveram o papel muito importante ao nos mobilizar e mostrar que o profissional de Farmácia tem um papel social de poder ajudar as pessoas. A 4º Gincana trouxe para o nosso dia a dia essa responsabilidade social”, declara.

Já a aluna do 5º período de Farmácia, Vitália Bispo, afirma que a Gincana foi um misto de vários sentimentos. “A animação e o espírito de competitividade fizeram parte do evento, mas o mais legal foi a integração com alunos de outros períodos que, por conta da pandemia, não tivemos a oportunidade de conhecer. Recolher as doações, mobilizar os colegas e a responsabilidade com todas as tarefas a que fomos submetidos ajudou a desenvolver o espírito de equipe”, finaliza.

Parte dos alimentos arrecadados já foram destinados para famílias da comunidade Coqueiral, em Aracaju (SE), e outras instituições também receberão os demais itens. Já os medicamentos arrecadados serão destinados a asilos.

 

 

Leia também:

4ª Gincana Farmacêutica: comunidade acadêmica realiza ação de doação de sangue

 

Compartilhe: