ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrado e doutorado estão com inscrições abertas para segunda chamada

As inscrições nos programas de Saúde e Ambiente, Engenharia de Processos, Biotecnologia Industrial, Direito e Educação podem ser feitas até 4 de julho.

às 20h17
Compartilhe:

Os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Tiradentes (Unit) estão com editais abertos para segunda chamada. Todos os cursos são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  com conceito 5, sendo apenas o mais recente dos programas com conceito 4. Os interessados têm até 04 de julho de 2022 para realizar a inscrição.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), o professor Dr. Álvaro Silva Lima, fazer uma pós é um diferencial do mercado, sendo permitido o ingresso para graduados. “Para o mestrado é permitido o ingresso de graduados nas áreas de conhecimento pertencentes aos cursos de graduação escolhidos. permite-se também que graduados das áreas afins possam concorrer. No doutorado os mestres e em casos excepcionais alunos do mestrado são aceitos no doutorado sem passar pelo mestrado, mas neste caso são exceções”, explica

“Quando um aluno opta por fazer um mestrado ou doutorado, ele envereda-se pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, permitindo que empresas, sistemas de saúde, conhecimento jurídico e educacional valham-se dessas informações para melhoria dos seus processos. Apropria-se portanto, de conhecimento de elevado nível, que nos conduzirá desde a vida acadêmica, consultoria e atuação em empresas, incluindo a docência no ensino superior”, acrescenta o coordenador.

Oferta de bolsas

Nesta segunda chamada do edital de seleção haverá disponibilidade de bolsas de acordo com a oferta e regras dos órgãos de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fundações, empresas e/ou de instituições privadas.

Programas

A Unit possui cinco programas de mestrado e doutorado: Saúde e Ambiente (PSA), Engenharia de Processos (PEP), Biotecnologia Industrial (PBI), Direito (PPGD) e Educação (PPED). Confira as linhas de pesquisa em cada um deles:

Educação: Estudos que possibilitam o conhecimento desde a história da educação até o processo de ensino-aprendizagem, com a formação de docentes e a influência da comunicação na área.

Engenharia de Processos: Desenvolvimento de processos e pesquisas para o uso e transformação de insumos da região aplicados às mais inovadoras técnicas. Atua desde petróleo a biocombustíveis, dos alimentos ao tratamento de efluentes, da catálise a eletroquímica, dos processos fermentativos aos processos químicos.

Biotecnologia Industrial: Atua na prospecção e desenvolvimento de estudos em bioprocessos como fermentações, vacinas e  bioinseticidas, aplicando técnicas de engenharia e de biologia molecular.

Saúde e Ambiente: Aqui a percepção da saúde e do ambiente no sentido mais amplo, as perspectivas multidisciplinares que trazem garantia de qualidade de vida.

Direito: Veem os aspectos jurídicos nas questões de humanidade e da área do direito, perpassando questões da violência, gênero, acesso à justiça, Fraternidade, meio ambiente e sustentabilidade, proteção de dados, democracia e políticas públicas.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre cada programa e requisitos para se inscrever. As aulas e atividades laborais do mestrado e do doutorado são presenciais, mas os recursos de palestras online são permitidas, quando o palestrante está em outro estado ou país.

 

Leia também: Mestrado ou doutorado: qual a diferença entre os cursos?

Compartilhe: