Há 24 anos, a tradição da Trezena de Santo Antônio marca o início do mês de junho para toda a comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes. Afinal, é no início do período junino que a Capela da Unit, situada no campus Farolândia, realiza missas festivas alusivas ao padroeiro da instituição.
A programação iniciou no último dia 1º e segue até o dia 13, sempre às 16h30, de forma presencial, inclusive sábados e domingos. “Foram dois anos de Trezena de Santo Antônio online. Mas, graças a Deus e à intercessão de Santo Antônio, estamos de volta para louvar e bendizer pelo dom da vida”, diz a coordenadora da Capela da Unit, Rosângela Aragão.
Além de ser famoso mundialmente por interceder por quem quer encontrar o amor da vida, Santo Antônio também é conhecido como padroeiro dos pobres e por ajudar a encontrar perdidos. Para o nordestino, em especial, é uma referência pois é o primeiro santo do ciclo junino.
Neste ano, o tema da Trezena será: “Santo Antônio, humilde amigo dos pobres’. “Por isso, como um gesto de amor aos nossos irmãos mais necessitados, durante toda a Trezena, arrecadaremos alimentos não perecíveis, para que no último dia possamos montar cestas e doá-las às famílias que estão passando por dificuldades, na região da Farolândia e adjacências”, salienta Rosângela.
A comunidade em geral foi convidada a participar com a doação dos seguintes itens: arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha, sal, biscoito, molho pronto, farinha e café.
Leia também: Capela da Unit: atividades reúnem estudantes e comunidade da região