ESTUDE NA UNIT
MENU

Assessoria de disciplinas online promove integração entre professores e alunos

O Arraiá Especial trouxe alegria para professores e estudantes assistidos pela Assessoria de disciplinas online e NAPPS.

às 11h52
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 15, a assessoria de disciplinas online da Universidade Tiradentes (Unit) realizou o Arraiá Especial, uma confraternização entre professores dos cursos de graduação e estudantes com deficiências e transtornos que recebem assistência e acessibilidade às atividades acadêmicas. 

“Esse momento que a gente pensou foi para gente trazer interação entre professores, coordenadores e alunos com deficiência para mostrar que isso é a sociedade, que isso é a responsabilidade social que a universidade está desenvolvendo e que a gente está no caminho certo que é incluir e desenvolver um futuro”, diz o assessor pedagógico da Unit, Anderson Nascimento.

Além de ser um espaço voltado à aproximar os estudantes do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o assessoria de disciplinas online atua em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) no atendimento a alunos com deficiências, síndromes e transtornos que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.

“Nosso trabalho é muito importante, no qual conversamos com os pais e buscamos entender a situação do aluno para fazer um trabalho bem feito, no qual o acolhimento e adaptação sejam mais coesos para eles. Aqui acolhemos autistas, alunos com depressão, esquizofrenia… uma diversidade de deficiências das quais conseguimos inseri-lo na adaptação ao ambiente universitário, através do acolhimento e do escutar. Assim, os alunos se sentem muito acolhidos pela universidade”, explica o assessor.

Para a aluna do 3º período de Nutrição, Juliana Victor Martins, ser atendida pela assessoria e pelo NAPPS têm lhe ajudado na trajetória acadêmica que sonhou. “Eu entrei aqui na universidade com o intuito de fazer nutrição. Só que eu não sabia como fazer as provas porque eu sempre tive muito medo de ter relação com as pessoas. Mas os meus professores são maravilhosos que me ajudam nas matérias”, conta.

“Eu conversei com alguns amigos meus que também tem problemas de esquizofrenia e que não têm esse auxílio da universidade, por isso não podem fazer uma graduação. E a Unit ajuda de uma forma assim inenarrável. Eu consigo fazer as minhas provas e o NAPPS com o psiquiatra, psicólogo e psicopedagoga me ajudam bastante. Eu tenho um auxílio, eu tenho toda uma estrutura que me auxilia muito”, enfatiza Juju, como é chamada pelos colegas e professores.

O estudante do 6º período de Administração, Victor Aguiar Ávila, também é assistido pelo núcleo. “Foi muito bom conhecer os professores daqui. Eu peguei matérias muito boas e achei tudo muito interessante, com a ajuda da assessoria das disciplinas online eu compreendi muito sobre o conteúdo. Eles são muito acolhedores. Eu perguntava todas as dúvidas que tinha e eles me respondiam todas. Também criei muitas amizades com os colegas, gostei muito do atendimento”, conclui.

Cordel

O clima de São João e a história da Unit inspiraram o professor de disciplinas online, Leonardo Sant’Anna Santos, a escrever um cordel. Nesse vídeo, ele recitou a rima.

Confira:

 

 

 

Leia também: Estudante de Direito conta com apoio do NAPPS

Compartilhe: