ESTUDE NA UNIT
MENU

Débora Pereira realiza internato na área de cirurgia em Boston

A aluna de Medicina da Unit é uma das selecionadas para o Programa Clinical Experience Abroad, e realiza internato em Boston (EUA).

às 13h27
Compartilhe:

Depois de um mês desenvolvendo atividades de internato nas áreas de Cirurgia Geral e Ortopédica no Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students, a estudante de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Débora Pereira, retorna de Boston à Aracaju (SE) cheia de experiências e sonhos. O programa oportuniza aos alunos vivenciar o exercício da medicina dentro da Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), nos Estados Unidos.

Para Débora a experiência em Boston (EUA) foi engrandecedora para sua vida pessoal e profissional. “Tive acesso a uma Medicina bastante humanizada, que focava em dar o melhor tratamento ao paciente, independente se a pessoa tinha plano de saúde ou não, se era rico ou menos favorecido. Essa experiência foi importante, pois tive uma visão de outro sistema de saúde além de detalhes que não temos aqui, sejam eles bons ou não. Além disso, esse programa me deu mais auto confiança e mais vontade de fazer o melhor”, afirma.

“Optei por realizar esse Programa por causa da carga de conhecimento e de experiência que iria adquirir. Além de também poder ter uma visão mais ampla da medicina nos estados unidos e encontrar similaridades e diferenças do sistema de saúde do brasil com o sistema de saúde de lá. Por fim, é uma oportunidade fantástica de fazer networking e quem sabe um dia ter a oportunidade de trabalhar lá”, destaca.

No dia a dia do internato na CHA, os alunos contam com uma agenda cheia de muito estudo e trabalho. “Geralmente eu tinha as manhãs e tardes ocupadas, principalmente por áreas cirúrgicas, como cirurgia geral e ortopedia. Chegava cedo no hospital, conversava com o médico que ia acompanhar, esperava os pacientes serem posicionados nas salas e ia colher a história deles. Em seguida, discutimos o caso do paciente e as possibilidades de conduta”, conta.

A estudante de Medicina conta que viveu momentos inesquecíveis. “Tive oportunidade de assistir algumas cirurgias, o que foi excelente, visto que é a área de meu interesse profissional. Outro momento que me encantou foi poder entrar em uma cirurgia oncológica, a convite da cirurgiã. Agora que finalizei o programa, me sinto muito motivada a estudar cada vez mais”, diz.

“Meu projeto de vida profissional consiste em seguir na cirurgia e provavelmente internacionalizar meu ensino, seja com residência fora do país ou com um fellowship futuramente. Tudo para dar a melhor assistência para meus pacientes e a Unit me proporcionou e ainda proporciona um ensino excelente para tais objetivos. Desde o primeiro período temos contato com os pacientes, ouvimos suas histórias, fazemos exame físico, o que me deixa cada vez mais segura e com mais empatia frente aos pacientes”, avalia.

 

Leia mais:

Estudante de Medicina inicia seus estudos no Clinical Experience Abroad

Compartilhe: