ESTUDE NA UNIT
MENU

Exercícios terapêuticos podem auxiliar em tratamentos fisioterápicos?

Sob a orientação de um fisioterapeuta e com equipamentos corretos alguns exercícios podem ser realizados em casa.

às 11h40
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A prática de atividades físicas salva vidas. São muitos os benefícios sobre o corpo, entre eles, o aumento da resistência e condicionamento físicos, elevação da autoestima e a manutenção do peso ideal, além de ser um complemento importante para os tratamentos fisioterápicos.

Um dos componentes mais importantes da fisioterapia é a reabilitação. Por meio do exercício e manipulação corporal, pode-se melhorar diversos aspectos da saúde, inclusive prevenir e tratar distúrbios funcionais desencadeados por cirurgias, traumas ou lesões. 

Sob orientação de um fisioterapeuta e com os equipamentos corretos alguns exercícios podem ser realizados em casa, como o alongamento com fita, exercícios com bola e/ou pesos. 

A fisioterapia em casa é considerada uma grande tendência da área. É uma opção para manter o corpo ativo em um período em que o paciente não pode ir à clínica. Para fazer os exercícios da melhor forma e com mais segurança é preciso levar em conta os seguintes critérios:

– Faça apenas os exercícios recomendados pelo terapeuta, na quantidade e intensidade indicados por ele.

– Se você sentir que não se adapta bem a um exercício, fale com o seu fisioterapeuta em vez de simplesmente interrompê-lo ou substituí-lo.

– Pesos, tiras elásticas e outras cargas: use a carga recomendada, mesmo que pareça poder aumentá-la. Não fazendo assim você poderá estar piorando sua condição em vez de melhorá-la.

– Use a dor como guia. Se a dor aumentar, pare o exercício e informe ao seu fisioterapeuta.

 

Leia também: Fisioterapia neurofuncional: como ela atua no funcionamento do corpo

Compartilhe: