ESTUDE NA UNIT
MENU

Gastronomia EAD: saiba tudo sobre a graduação e mercado de trabalho

Ser chefe de cozinha é uma das possibilidades para os egressos do curso de Gastronomia, no entanto, esta é apenas uma das inúmeras áreas de atuação

às 21h46
Acervo Unit
Acervo Unit
Compartilhe:

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro gasta um terço da renda mensal com alimentação em refeições fora de casa. E a tendência é de crescimento. Esse é um dos fatores que fazem o curso de Gastronomia ser tão importante, uma vez que, a alimentação é algo que precisa ser levado com seriedade por profissionais que sejam qualificados.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). É um segmento que gera um número expressivo de empregos no País, respondendo por mais de 6 milhões de vagas de trabalho atualmente. 

A coordenadora pedagógica do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit), Isabelle Brito, ressalta a importância dessa profissão para a sociedade. “O gastrólogo cuida da saúde, então, ele entende todo o processo de manipulação com segurança desses alimentos desde a criação dos pratos. Além da saúde, a alimentação também está muito ligada ao lazer e ao entretenimento. É uma experiência gastronômica. Então é possível perceber que além de atender a necessidade, mesmo fisiológica da alimentação, ela hoje passa por essa questão sensorial trazendo uma experiência diferenciada por mais simples que seja a refeição”, pontua.

Gastronomia EAD na Unit e áreas de atuação

Na Unit, é possível estudar Gastronomia na modalidade híbrida, onde os alunos contam disciplinas teóricas de forma virtual e a parte prática acontece presencialmente no laboratório da instituição duas vezes por semana. Algumas das disciplinas são voltadas para a gestão de empreendimentos em alimentos e bebidas, além de produção e as técnicas da cozinha.

Nas disciplinas de gestão, os alunos têm acesso a elaborações de engenharia de cardápio, gestão de eventos, planejamento físico, precificação, formação de equipe, controle gerencial, etc. Podendo aperfeiçoar as habilidades básicas para quem nunca teve contato com a cozinha por meio de técnicas mais avançadas que vão desde a área de panificação e confeitaria. 

“Tem disciplinas como, habilidades, práticas, técnicas de cocção, onde os alunos compreendem toda a parte de cortes, manejo, pré-preparo, limpeza, proteínas vegetais, cereais além da cocção propriamente dita, em que é possível trabalhar com entradas frias, as saladas, sanduíches, com a parte de nutrição e química dos alimentos para compreensão das transformações nutricionais, etc”, explica a coordenadora

Isabelle também aponta as áreas em que o gastrólogo pode atuar. “As áreas de atuação são diversas. O ramo da gastronomia proporciona desde a montagem do seu próprio negócio como também a possibilidade de trabalhar em hotéis, restaurantes, cruzeiros, personal chef, área de eventos, produzindo buffets específicos. Também existe a área de consultorias, ou seja, é um leque bem extenso”, destaca.

Leia também: Inscrições para o vestibular da Unit EAD estão abertas

Compartilhe: