ESTUDE NA UNIT
MENU

Atletas de dez estados participam de competição Norte-Nordeste de Natação

Realizado no Parque Aquático da Unit, o torneio recebe atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Tocantins e Sergipe

às 16h13
Torneio Interfederativo de Natação
Torneio Interfederativo de Natação
Compartilhe:

Até o próximo domingo, 31, o campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit) recebe mais uma edição do Torneio Interfederativo de Natação – Troféu Milton Medeiros. Recepcionando atletas de Sergipe e mais nove unidades federativas, o evento Norte-Nordeste é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), em parceria com a Federação Aquática de Sergipe. 

Depois de dois anos suspenso em virtude da Covid-19, o evento volta a ser realizado com representativa participação de atletas a partir dos 13 anos. Unindo os dez estados, são 260 jovens competidores. As delegações contam ainda com a presença de técnicos, nutricionistas e preparadores físicos.

Nos três dias de competição, serão 56 provas no feminino e no masculino, individuais e revezamentos, sendo que as individuais estão sendo procedidas em forma absoluta, com todas as categorias juntas porém, com premiação separada por classe oficial.

Enaltecendo a disposição da Unit em seguir disponibilizando sua estrutura para a realização de eventos esportivos e culturais, o coordenador da área de esportes da Universidade Tiradentes, Walter Thiessen, deseja que os trabalhos se multipliquem. “Estávamos todos com saudade de receber os jovens, abrir as portas dos nossos espaços destinados para a prática esportiva, e vivenciar torneios que nem estes. São mais de 260 pessoas competindo; a Unit estará sempre disposta e interessada em realizar parcerias que proporcionem momentos que nem estes”, disse.

Além da piscina, os competidores podem utilizar academia, vestiários e circuito de atletismo que ficam anexo ao parque aquático da Unit.

Torneio Interfederativo de Natação

De acordo com o presidente da Federação Aquática de Sergipe, Antônio Aragão, o Torneio Interfederativo de Natação – Troféu Milton Medeiros, é uma das preferidas dos nadadores por reunir competidores de várias provas em uma mesma equipe. O presidente destacou ainda que representar o Estado é sempre um orgulho para qualquer atleta: “esse ano fizemos diferente na convocação e através de nossas redes sociais fomos divulgando os nomes escolhidos aos poucos, isso criou uma ansiedade e mexeu com os garotos e garotas, além dos familiares, muitos me ligaram para saber se seus filhos haviam sido convocados ou não”, disse.

Atleta do estado da Paraíba, o jovem Arthur Santos, de 15 anos, destacou que há mais de seis meses o grupo estava ansioso para poder voltar a participar de competições regionais. “No início do ano a gente não tinha certeza se esse ano teríamos condições de participar de eventos com esse formato e proporção. Nosso grupo tem mais de 40 pessoas envolvidas e estava todo mundo ansioso em chegar logo a data de pegar estrada e vir para Aracaju”, relatou.

 

Leia também: Intera 2022 premia três primeiros lugares em cada esporte

Compartilhe: