ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos Unit realizam exposição sobre Meio Ambiente

Estudantes de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas alertam população sobre preservação ambiental

às 20h08
Compartilhe:
Acadêmicos Unit participam de exposição no Dia Mundial do Meio Ambiente

Acadêmicos Unit participam de exposição no Dia Mundial do Meio Ambiente

Espécies de plantas carnívoras, aranha, lagarto, cobras, exposição de banners e oficina de papel. Quem for ao Shopping Jardins até o próximo sábado, 8 de junho, próximo a nova praça de alimentação, encontrará um espaço em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho. Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em Aracaju, estarão reunidos para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, com distribuição de mudas e panfletos.

O primeiro dia de exposição reuniu diversos técnicos ligados a secretaria, docentes, alunos e comunidade em geral. O secretário adjunto do Meio Ambiente do município de Aracaju, Cesar Gama, aproveitou a comemoração para divulgar as atividades realizadas pela Sema, Secretaria criada recentemente e envolvida com as questões ambientais do município.  “A partir deste ano estamos com capacidade para licenciar, fiscalizar e monitorar o meio ambiente. A exposição é importante para que a população conheça nossas ações. A Sema fará o papel que a Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema executou durante esses anos”, salienta o secretário adjunto.

Para ajudar a recepcionar a população, os alunos da Universidade Tiradentes acompanharão durante os quatro dias a exposição. “Queremos conscientizar as pessoas sobre as energias renováveis, os animais e o meio ambiente como um todo. Para isso entregaremos panfletos informativos”, informa Nathalia Mendonça Conrado, acadêmica do 7º período de Engenharia Ambiental.  Para o aluno do 4º período de Ciências Biológicas, Júnior Campos, o evento também serve como um alerta para a população preservar a flora e a fauna da cidade. “Nós temos uma riqueza e uma biodiversidade enorme que está sendo afetada pela falta de conhecimento das pessoas. Alguns insetos, por exemplo, são essenciais para a natureza. Então muita gente que não conhece acaba matando esses animais”, afirma Junior.

Além da conscientização ambiental, a exposição é oportuna para criar parcerias. Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas, José Roque Raposo, a participação da Unit dá visibilidade aos cursos ligados a área ambiental. “Estamos em um trabalho de parceria. Acho importante abrir diálogo entre as instituições para divulgar as ações dos nossos cursos e abrir mercado para o profissional de Ciências Biológicas”, afirma o coordenador.

Espécies de plantas e animais integram a exposição no Shopping Jardins

Espécies de plantas e animais integram a exposição no Shopping Jardins

ENERGIA VERDE

Na noite desta quarta-feira, 5 de junho, também será realizado no auditório do bloco D do Campus Aracaju Farolândia, a partir das 19h, uma série de palestras reforçando o tema Energia Verde. Profissionais de diversas instituições brasileiras estarão discutindo sobre planejamento energético e energias renováveis. No evento também haverá demonstração de uma turbina eólica, montada vizinha ao bloco D.

“O Brasil tem um grande potencial em energias solar e eólica e Sergipe está no início, engatinhando nas energias alternativas. Temos a instalação do parque eólico no município de Santo Amaro, mas nossa matriz energética ainda é muito baseada na energia hidrelétrica. Então este evento surge para darmos um start na questão da utilização dessas energias renováveis”, acredita o coordenador do curso das Engenharias Ambiental e de Produção, professor Jefferson Freitas.

Para o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Américo Souza, a exposição reflete uma das várias ações realizadas pela Sema. “Queremos mostrar além do meio ambiente da cidade. Mostrar as ações da Secretaria de Meio Ambiente, de que forma a população deve agir frente a um crime ambiental, a importância da arborização municipal, como isso favorece o clima e a qualidade de vida. Queremos tornar essas informações públicas, um intercâmbio cultural e técnico-científico entre Sema, população e alunos”, complementa Américo Souza.

Compartilhe: