O número de alunos que estudam por meio da Educação a Distância (EAD), aumentou 378% em dez anos no Brasil, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número de professores, no entanto, em EAD é duas vezes maior que nas demais áreas do Ensino Superior, reforçando a importância do uso das tecnologias e da internet.
A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues ressalta que o uso da internet e das ferramentas tecnológicas tornam o acesso à educação mais atrativo, interativo, diversificado e contribui significativamente para a retenção dos conteúdos pelos alunos. “Atuam como ‘pontes’ que intermediam e facilitam o processo de aprendizagem, de trocas entre professores e alunos de forma geral. De modo que, o método tradicional de ensino perde muito espaço, se tratando das possibilidades propostas pelas tecnologias na educação”, afirma.
O uso da tecnologia na educação, por meio do acesso a vários equipamentos, devem estar alinhadas com a metodologia de ensino e com o planejamento pedagógico da instituição. É de grande valia que os professores e alunos venham a se adaptar a esse vasto universo online, pois a tecnologia na educação é uma tendência, faz parte do futuro da aprendizagem. É muito importante usar tais meios a favor da educação. Afinal, as soluções tecnológicas podem contribuir com o protagonismo dos estudantes.
“O EAD é um meio muito democrático de acesso à educação e transformação social, considerando os diferentes contextos do qual vivemos. Tendo em vista que, o aluno vai encontrar experiências de ensino diversas, com maior flexibilidade, autonomia, qualidade de vida com a otimização do seu tempo, pois conta com a possibilidade de aprendizagem a qualquer hora, do seu jeito e no conforto do lar, adequados a rotina particular. Contando com ferramentas para tirar dúvidas e trabalhando habilidades que o mercado de trabalho procura”, ressalta a professora.
EAD na democratização do ensino
Ao analisar o EAD, Mirilene diz que é possível observar que a modalidade já passou por diversas mudanças, conforme a evolução das tecnologias de informação e comunicação, na qual exerce grande influência, sendo um marco importante na história da educação, além do caráter de universalização nos espaços mais remotos e democráticos.
“Foi possível observar de forma muito prática e atual, a potência dos processos de comunicação e ensino virtuais de forma impactante durante a pandemia da Covid-19 vivenciada recente por todos nós, visto que o uso de tecnologia na educação ganhou destaque após as suspensões das aulas com a exigência de distanciamento social, e a necessidade de contato, troca e interação por todos nós, de forma que permitisse acesso e segurança, dentro do espaço pessoal de cada um”, infere.
A professora ainda reforça que as aulas no EAD proporcionam ao estudante um papel atuante e decisivo pela autonomia que é oferecida. “Ao invés de o aluno se colocar de forma passiva na sala de aula para absorver o conteúdo exposto pelo professor, no ensino a distância, o estudante atua de forma ativa, com disciplina e outras habilidades que podem ser adquiridas com dedicação, interesse e compromisso nos estudos, sendo protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem”, diz.
No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos contam com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, por meio de várias ferramentas tecnológicas de interação, sejam síncronas ou não. “Temos como exemplo canais diretos de comunicação com o professor, fóruns, chats sobre os conteúdos e assuntos afins, e-mails, além outros canais que permitem uso, por redes sociais bastantes difundidas de amplo conhecimento e acesso. As tecnologias estão cada vez mais frequentes na nossa vida e estamos cada vez mais próximos desse universo virtual, e não seria diferente na educação”, finaliza.
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