ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe professor visitante do Cambridge Health Alliance

O Dr. Matthew Corey veio de Boston, nos Estados Unidos, para visitas técnicas, palestras e aulas com os estudantes da área da Saúde.

às 16h53
O reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, e o professor visitante< Matthew Carey.
Compartilhe:

Entre os dias 15 e 19 de agosto, a Universidade Tiradentes receberá o professor visitante do Cambridge Health Alliance (Boston – Estados Unidos), Dr. Matthew Corey. Nesta segunda, 15, ele foi recepcionado pelo reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, pelo vice-reitor, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, pelo pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Dr. Diego Menezes, e pelo vice-presidente acadêmico, Temisson José dos Santos.

Para o vice-reitor, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, é motivo de entusiasmo receber o professor. “Nós escolhemos Boston para ser o nosso referencial de internacionalização. E a área de Saúde com um compromisso adicional, que é o fato de entendermos a relevância da Medicina e outros cursos como Enfermagem e Fisioterapia. Nossos alunos estão muito entusiasmados e esperamos, em breve, receber estudantes do Cambridge Health Alliance em Aracaju”, diz.

“As atividades que o professor Corey vem desenvolver na Unit é uma continuação de um programa que a gente já tem feito com outros professores que já vieram para a Unit. Eu também estive em Boston junto com mais um professor acompanhando o grupo de alunos que foi fazer uma atividade lá. Em setembro, temos mais cinco alunos indo para Boston, e em novembro mais cinco, encerrando o ano de 2022. Essa vinda do professor também finaliza nossa agenda para esse programa, que já está sendo rediscutido como será em 2023”, complementa o vice-presidente acadêmico, Temisson José dos Santos.

Programa Clinical Experience

Por meio de parceria com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance, nove estudantes de Medicina participam da primeira turma do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students. Juntamente com outros seis estudantes do Grupo Tiradentes, eles cursam atividades de internato durante quatro semanas em Boston (Massachusetts, Estados Unidos).

Segundo o Dr. Matthew Corey, os estudantes da Unit são preparados para o desenvolvimento da prática de uma Medicina mais próxima ao paciente. “Havia três ou quatro estudantes visitando minha clínica por um mês e foram membros da equipe médica, não foram apenas espectadores observando os casos, mas os doutores dos pacientes. É muito útil ter estudantes que falam português, pois muitos dos meus pacientes são imigrantes do Brasil, cabo-verdianos, de diferentes partes de Portugal, Madeira, Açores… Assim, os estudantes aprendem por fazer e não por assistir”, ressalta.

O meu objetivo número um é trazer estudantes da Universidade Tiradentes para a medicina geriátrica, porque temos escassez de doutores especializados nos cuidados e atenção médica para as pessoas da terceira idade e temos um número crescente de pacientes da terceira idade, com complexidades médicas e necessidades de serviços especiais. E eu tenho como missão pessoal desenvolver interesse entre os nossos estudantes e residentes nesse tipo de prática porque é um campo com muitas oportunidades de pesquisa e de ajudar a comunidade”, conclui Corey.

Programação

Além de participar de aulas com os estudantes da área da Saúde e palestras, o Dr. Corey conhecerá as principais instalações da Unit como o Ninota Garcia, e fará visitas técnicas na UBS Roberto Paixão (bairro 17 de março), Decós Day Hospital e campus Estância, onde a Unit oferta o curso de Medicina.

Na terça-feira, 16, das 15h às 16h, no auditório do bloco D, haverá a mesa redonda ‘Internato em Boston: Duas Perspectivas, com a participação do professor visitante e das alunas Marcella Chagas e Juliana Leite; e das 16h30 às 19h, no auditório do bloco D, o minicurso ‘aspectos especiais da história clínica geriátrica: os quatro M’.

 

Leia também: Débora Pereira realiza internato na área de cirurgia em Boston

Compartilhe: