ESTUDE NA UNIT
MENU

Congresso abordará consumo sustentável e consciência alimentar

O 2º Congresso Nacional de Nutrição acontece de 31/08 a 2/09 e traz como tema central ‘consumo sustentável e consciência alimentar’.

às 20h24
Compartilhe:

Com o tema geral, ‘consumo sustentável e consciência alimentar’, o 2º Congresso Nacional de Nutrição acontecerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro. A cerimônia de abertura será às 19h, no auditório Padre Melo (bloco D, campus Farolândia), com a conferência da nutricionista, Drª Silvia Maria Voci, falando sobre insegurança alimentar no Brasil. O evento é realizado pelo curso de Nutrição da Universidade Tiradentes.

“Consumo consciente ou sustentável é um consumo melhor em termos de escolhas alimentares, mais saudáveis, sem desperdícios. Numa sociedade moderna com muita tecnologia, o desperdício é maior ainda, por isso abordaremos esse tema tão atual em nosso pais, uma vez que 33 milhões de brasileiros, estão com fome ou o que tem para comer não é suficiente para seu desenvolvimento físico e mental. Plantar o incentivo a uma alimentação saudável, despertar o consumo consciente com menos desperdício e motivar nossos alunos e profissionais da nutrição em condutas mais sustentáveis uma vez que a matéria prima do nutricionista é o alimento”, diz o coordenador operacional do curso de Nutrição, Dr. Hugo Xavier.

Outros profissionais de referência na área participarão do congresso, entre eles Antônio Guilherme Carvalho Neto (BA), Rakel Braz Mota Tavares de Almeida (GO), Drª Diva Aliete dos Santos Vieira (SE), Drª Andhessa Fagundes (MG), Isabela Maia dos Anjos (SE) e Mônica Araújo Espinheira (BA).

“A programação é muito vasta, falaremos de exemplos êxitos de sustentabilidade, alimentação saudável, alimentos orgânicos, insegurança alimentar e nutricional, consequências e estratégias para o combate a insegurança alimentar… O que nós sociedade em geral podemos fazer para diminuir esses números alarmantes em nosso país? Quais as consequências para homens, mulheres e crianças dessa insegurança alimentar, essas perguntas e respostas serão debatidas em nosso evento”, adianta Xavier.

Entre os principais assuntos abordados estão: Pensando em um vegetarianismo consciente, Aproveitamento Integral dos alimentos, Nutrição esportiva e estratégias alimentares para melhora do desempenho, Alimentação responsiva: além dos aspectos nutricionais e Papel do nutricionista na merenda escolar.

Nos demais dias, ocorrerão diversas mesas redondas, painéis de discussão, minicursos e palestras. Todas as informações estão disponíveis no site www.unit.br/eventos 

Feira de Orgânicos

Um dos diferenciais do congresso deste ano é a Feira de Orgânicos. Aberta para toda à comunidade acadêmica e colaboradores da Unit, a feira acontecerá no dia 1º de setembro, das 8h às 12h, na área do Conduta Consciente. Todos os produtos vendidos terão preços acessíveis.

“Por estamos falando de consumo sustentável e consciência alimentar, nada mais salutar do que trazer para dentro da universidade uma feira com alimentos mais saudáveis, sem falar que são mais saborosos. Porque esses produtos são cultivados em sistemas produtivos livres de agrotóxicos e materiais sintéticos e contribui para o fortalecimento de um novo modelo de produção agropecuária e agroindustrial, baseado em diversas questões fundamentais à sobrevivência do planeta, exemplo disso é a manutenção da quantidade e qualidade da água e a manutenção da biodiversidade”, afirma o coordenador.

 

Leia também: Professora da Unit faz alerta sobre o consumo de alimentos ultraprocessados

 

Compartilhe: