ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF da Unit está entre os 10 melhores do Brasil

O NAF-Unit ocupa o 9º lugar no ranking de registros de atendimento no Brasil no 2º trimestre do ano com mais de 4 mil serviços prestados.

às 13h03
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Tiradentes (NAF-Unit), está entre os 10 núcleos do ranking nacional da Receita Federal, ocupando o 9º lugar em registros de atendimento no Brasil no 2º trimestre de 2022, na 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe). Neste período, o núcleo registrou 4.555 serviços prestados à população. 

“Somos o menor estado e estamos entre os 10 NAFs que mais tem atendimentos no Brasil. Há vários anos mantivemos a nossa colocação nesse ranking e isso se deve ao abraço da Unit com esse belíssimo projeto de extensão, o empenho de toda a equipe do curso de Ciências Contábeis e dos alunos que sempre estão participando, seja como estagiários, seja de forma voluntária”, diz a coordenadora do NAF-Unit, Flávia Karla Gonçalves.

Segundo a analista tributária da Receita Federal do Brasil, Marirone Lima, responsável regional (Bahia e Sergipe) pelas atividades de Cidadania Fiscal da Receita Federal, o programa NAF é um importante canal de retorno social. “É interesse da Receita Federal manter as cooperações com as IES que efetivem seus núcleos, conservando-os ativos. Por isso, parabenizamos o empenho dos professores e o comprometimento dos alunos neste segundo trimestre de 2022, ao tempo em que agradecemos a confiança dos dirigentes das instituições de ensino superior em nossa parceria”, congratula.

Experiência prática

Para Flávia Karla, o NAF-Unit é um importante espaço para a experiência prática dos estudantes. Essa vivência dá uma segurança para que ao se formar, ele consiga empreender contabilmente, além de ser uma vitrine para convites dos escritórios de contabilidade. 

“Esse ranking impacta positivamente os nossos alunos porque dá visibilidade para eles. Temos vários escritórios de contabilidade no Estado e os escritórios pedem indicação de alunos porque sabem que aquele estudante que está fazendo na prática o que aprendeu em sala de aula. É o próprio aluno que faz o serviço e presta o atendimento ao cidadão (isso sempre sob uma orientação de um professor). Então, os alunos já saem direto do NAF para o estágio ou é imediatamente efetivado em algum escritório em alguma empresa”, afirma.

Serviços

O NAF-Unit é uma parceria entre a Receita Federal juntamente com a Unit para atender a população de forma gratuita para declaração de imposto de renda, malha fiscal, CPF, alteração de CPF, parcelamento de débitos, emissão de DARF, das cotas do imposto de renda e verificação da situação fiscal do contribuinte.

O cidadão que tiver alguma dúvida sobre a previdência social também pode procurar o núcleo para informações e orientações, a partir deste mês. Todas as sextas-feiras, um profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará atendimento ao público no NAF-Unit. Para ser atendido, é preciso agendar o serviço pelo telefone: (79) 3218-2325. Na consulta, o cidadão deverá apresentar a carteira de identidade, o CPF, carteira profissional e o carnês, se possuir.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit funciona na Rua Lagarto, 253, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

 

Leia também: Coordenadora destaca serviços ofertados pelo NAF da Unit

Compartilhe: