ESTUDE NA UNIT
MENU

Cultura: projetos culturais valorizam a história do menor estado do Brasil

Cinco projetos mantidos pela Alese contam e mostram a história e a cultura de Sergipe sob diversos aspectos.

às 13h08
Foto: Sebrae-SE
Foto: Sebrae-SE
Compartilhe:

Mesmo sendo o menor estado do Brasil, Sergipe possui mais de 170 grupos de cultura popular. Com o objetivo de aproximar a cultura sergipana da população, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) mantém diversos projetos culturais. São cinco projetos, cada um deles chama a atenção para um aspecto.

O projeto ‘Mestres da Cultura Popular Sergipana’ apresenta as manifestações populares de cada município sergipano. O Reisado, o Samba de Coco e as bandas de pífanos são apenas algumas delas. Todos os municípios, no entanto, possuem, pelo menos, um grupo folclórico e cada um deles, seu mestre, o principal responsável por transmitir a arte para as futuras gerações.

Em cada cidade sergipana existe também um artista, seja músico, poeta, escritor, artesão ou esportista, enfim, alguém que domina uma arte e é referência na cidade. Às vezes, é uma exímia cozinheira, uma rezadeira poderosa ou uma parteira. Todas essas habilidades são arte e o objetivo do projeto ‘Essa é Minha Arte’ é dar a conhecer e valorizar esses talentos.

Sergipe tem muita história para contar. O projeto ‘Essa é a minha Terra’ apresenta em vídeos de apenas alguns segundos, aspectos históricos, geográficos ou pitorescos dos municípios sergipanos, curtas informações que vão valorizar e mexer com a autoestima do cidadão sergipano.

Outra maneira de contar histórias é dando voz ao povo. No projeto ‘Essa é Minha Gente’, uma pessoa de cada município conta a história do seu município sob a perspectiva da própria população.

Já o projeto ‘Essa é Minha Rota’ destaca o turismo em Sergipe. São lançadas edições, com dez municípios cada, que trazem vídeos de construções e monumentos históricos, assim como belezas naturais, a exemplo de cachoeiras, grutas, rios e outros pontos atrativos de cada cidade.

Conheça os projetos no site da Alese.

 

*com informações de Agência Notícias Alese

 

Leia também: Tintiliano retrata cotidiano de Aracaju em aquarela

Compartilhe: