ESTUDE NA UNIT
MENU

EAD: uma ótima alternativa para quem mora no interior

Conquistar um diploma universitário já não é mais um sonho distante graças a educação a distância que permite o aluno estudar onde e como quiser

às 18h12
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) apresenta incontáveis vantagens e a aceitação da modalidade tem sido cada vez maior até mesmo pelos alunos acostumados com o ensino presencial, além disso, os contratantes não diferenciam quem fez um curso presencialmente de quem fez um curso a distância, por exemplo. Além disso, os cursos à distância são uma forma de democratizar o ensino e levar a educação àqueles que não vivem nos grandes centros.

Antigamente as pessoas que residiam nos interiores não tinham alternativa a não ser se deslocar para as capitais para poder realizar uma graduação. Quem não morava tão longe da capital tinha a opção de fretar transporte e a outra parcela se mudava para a cidade grande com o objetivo de estudar, morando em repúblicas. Quem não possuía uma estabilidade financeira apenas se conformava com a sua condição e adiava, ou na pior, abandonava o sonho do diploma universitário.

Hoje, com o EAD, o aluno tem a oportunidade de estudar sem precisar se deslocar para as grandes cidades e garantir um ensino de qualidade e excelência graças a tecnologia que algumas instituições oferecem, como a Universidade Tiradentes (Unit). O gerente comercial EAD e expansão da Universidade Tiradentes (Unit), Henrique Leal ressalta alguns pontos que fizeram a modalidade ser tão requisitada pelos estudantes.

“O crescimento do EAD é fruto de um trabalho significativo de esforços entre instituições públicas e privadas comprometidas em oferecer uma educação de qualidade aos alunos que por vezes não teriam condições de realizar uma graduação superior, seja por dificuldade de acessibilidade demográfica, morando longe dos grandes centros de ensino presencial públicos ou privados, seja por acessibilidade financeira, por não poder custear uma faculdade presencial”, afirma.

A personalização do ensino está cada vez mais em debate, já que, atualmente, sabe-se que as pessoas aprendem das mais distintas maneiras. Assim, torna-se imperativo oferecer oportunidades distintas de aprendizagem aos discentes, o que, até mesmo, torna a Instituição de Ensino Superior (IES) mais inclusiva, com a valorização das diferenças e o respeito às limitações individuais.

“O EAD é inclusivo, permitindo que milhares de alunos possam alcançar o nível superior com mais flexibilidade e a garantia de qualidade que um curso tradicionalmente ofereceria quando ministrado por instituições sérias e comprometidas como a Universidade Tiradentes”, destacou Henrique.

Polos da Unit EAD espalhados por diversos estados

Dentro desse cenário em que as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas em ampliar o acesso à educação por meio do EAD, é válido ressaltar que a Unit teve participação direta na solidificação da modalidade em Sergipe, em meados dos anos 2000. Isso só reforça o compromisso com a sociedade e com o ensino, refletidos nos polos espalhados pelo Brasil. Desde 2002 até abril de 2022, a instituição sergipana formou 17.692 profissionais por meio do EAD.

Com 27 polos presentes em seis estados brasileiros: Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em fase de implantação do 28º polo em São Paulo, a Unit tem como objetivo oferecer ensino de qualidade e acessível para os estudantes, dando a oportunidade de alunos cursarem uma graduação com educação de excelência.  

Leia também: Maioria dos alunos do ensino a distância pagam a própria mensalidade

Compartilhe: