ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto visa retomada de atendimento para crianças com microcefalia

Em dois anos, a Clínica Odontológica atendeu mais de 50 bebês com microcefalia. Projeto visa retomar atendimento às crianças.

às 18h17
Foto: Acervo/Unit
Foto: Acervo/Unit
Compartilhe:

Há mais de 20 anos, a Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes (Unit) desenvolve projetos de extensão pioneiros em Sergipe voltados para a saúde bucal de crianças. Através da Clínica de Bebês, mais de 50 crianças com microcefalia tiveram acompanhamento odontológico entre os anos de 2016 e 2018. Devido à pandemia de covid19, o projeto foi suspenso, mas o retorno já é organizado.

“As professoras de odontopediatria e radiologia fizeram um trabalho bacana com as mães e os bebês com microcefalia. Porém, há uma proposta de retorno ao atendimento a essas crianças, que já não são mais bebês. Na Clínica de Bebês, o equipamento não comporta mais as crianças maiores, portanto elas vão ser atendidas pela odontopediatria”, explica a coordenadora operacional do curso de Odontologia da Unit, MSc. Guadalupe Sales Ferreira.

Inicialmente, o atendimento será retomado para mães e crianças que já possuem cadastro na Clínica Odontológica. “Agora, a ideia é acompanhar as crianças de três a quatro anos. Elas chegaram aqui muito bebezinhas quando fizemos parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e também municipal, que tinham cadastro dessas crianças. Então, fizemos todo um contato de aproximação e tivemos um grande número de crianças do estado de Sergipe. Estamos organizando para fazer essa retomada dos atendimentos”, conta.

Para ter acesso aos serviços basta agendar atendimento na Clínica Odontológica da Unit, situada na Rua Siriri, 263, Centro, pelo número 3218-2306.

Problemas frequentes

Bebês com microcefalia têm um comprometimento neuromotor acentuado que prejudica a deglutição, gera maloclusões, altera a erupção dentária, provoca manchas com impactos estéticos e cáries. “Geralmente essas crianças sindrômicas tem um problema de maloclusão. Então, acompanhando essas falhas, a erupção dos doentes também porque a cronologia da erupção, tanto da dentição descida quanto da permanente, pode ter alguma alteração”, diz Guadalupe.

Instruções e orientações supervisionadas dadas de diversas formas às mães dos bebês contribuem para a diminuição dos problemas de saúde e a garantia de uma higiene eficaz.

 

Leia também: Clínica Odontológica da Unit realiza 150 procedimentos diários

Compartilhe: