ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de odontologia participam de pesquisa SB Brasil

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil - envolve alunos da Unit em atividades de levantamento de dados e avaliações bucais.

às 13h39
Compartilhe:

Alunos do curso de odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) participam de levantamento que avalia condição e saúde bucal dos aracajuanos, em agosto e setembro. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil – acontece em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Esse tipo de ação é de suma importância para a odontologia do nosso país. Trata-se de um levantamento epidemiológico nacional, no qual a partir dos dados coletados haverá a real noção de como está a condição de saúde bucal da população. O resultado desse trabalho vai dar um diagnóstico das doenças bucais no Brasil. São esses dados que fomentam políticas públicas, investimentos financeiros dos governos”, a coordenadora operacional do curso de odontologia da Unit, MSc. Guadalupe Sales Ferreira.

Para isso, são aplicados índices epidemiológicos de doenças bucais que os alunos aprendem nas aulas do curso da Unit e têm a oportunidade de aplicá-los nos domicílios e nas escolas, junto aos dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para os alunos, participarem desse processo que é feito de dez em dez anos e com tanta apropriação de como é feito, isso jamais será ensinado em sala de aula. Essa é a força da extensão. É a real importância da extensão, que é levar nossos alunos à comunidade e aprender também com ela”, enfatiza Guadalupe.

O estudante do 9º período do curso de odontologia, Wallison Rodrigues Avelino dos Santos, é um dos alunos que participam da ação. Ele realiza a coleta de dados sobre fatores socioeconômicos da população através de um questionário fornecido pelo SB-Brasil. “Em seguida fazemos a avaliação bucal dessas pessoas, para saber a condição de saúde. Nessa pesquisa, verificamos a presença de lesões cariosas,dentes perdidos, má-oclusões e todos os dados referentes à saúde bucal, sendo os resultados posteriormente transferidos para o SB Brasil”, conta.

Como aluno extensionista e futuro odontólogo, ele vê a importância do levantamento. O projeto de extensão é uma forma de alavancar os conhecimentos adquiridos na faculdade, trazendo-os para a prática e o real cotidiano profissional do acadêmico. E documentar tais dados é essencial para traçar um perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira, a fim de traçar metas e melhores planejamentos para a prevenção e planejamento de programas para dar a devida assistência”, conclui Wallison.

 

Leia também: Estudantes de Odontologia conquistam desafio nacional de Ligas Acadêmicas

Compartilhe: