ESTUDE NA UNIT
MENU

Administração é um dos cursos superiores mais procurados em 2022

A Universidade Tiradentes oferece a graduação na modalidade presencial e também a distância

às 12h24
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Segundo uma pesquisa feita pelo “Observatório da Educação Superior: o que atrai mais os estudantes”, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Educa Insights, os cursos de Direito, na modalidade presencial, e Administração, no modelo de Educação a Distância (EAD), foram os mais procurados pelos estudantes que se matricularam em instituições de ensino superior no Brasil, neste primeiro semestre de 2022.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, os cursos semipresenciais e híbridos tiveram o maior avanço, com 43% dos novos ingressantes, em comparação com o ano passado. Os presenciais vêm logo atrás, com aumento de 39%. Já para as graduações a distância, as matrículas cresceram 22%.

Graduação EAD de Administração na Unit

De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Ivania Souto, o crescimento representa a importância da profissão para a sociedade e aponta que a modalidade contribuiu com a escolha da graduação devido a possibilidade de mesclar as aulas presenciais com aulas online. 

“O curso de administração da Universidade Tiradentes, na modalidade híbrida, junta o melhor dos 2 mundos: a flexibilidade do ensino a distância com os momentos de encontros presenciais para desenvolvimento de atividades que permitem aplicação dos conceitos na prática, em sala de aula. O estudante pode ter de 2 a 3 encontros semanais. Esses encontros servem para aproximá-lo do mundo real já embasado por conceitos e teorias. Nossos docentes são orientados e formados para o desenvolvimento de metodologias significativas que contribuam para o protagonismo do estudante”, pontua

A coordenadora também chama atenção para o Laboratório de Negócios, que é um componente curricular voltado à prática supervisionada de gestão empresarial que prepara os estudantes para conduzir os negócios e empreender com riscos calculados. “O estudante aprende a dominar o conhecimento da área de criação e implantação de negócios, analisando diversos processos em uma organização, resolvendo casos, atuando com criatividade nos negócios propostos, praticando a habilidade de propor ações voltadas à estruturação e criação de negócios, de forma inovadora e empreendedora”, infere.

Administração e o mercado de trabalho

Um profissional formado em Administração pode atuar em empresas dos mais variados segmentos e de todos os portes (pequenas, médias e grandes), supervisionando outros profissionais do setor administrativo ou, então, atuando como único responsável pela gestão do estabelecimento. Muita gente se interessa pelo mercado de trabalho de Administração justamente para poder abrir a própria empresa.

As possibilidades são amplas tanto no espaço público (administração de secretarias, ministérios, hospitais etc.) quanto no privado, que engloba importantes setores da economia, como o mercado financeiro. Ainda no âmbito privado, bons administradores têm vaga garantida em diversos ramos, como no setor hoteleiro, na indústria alimentícia, nas agremiações esportivas, entre outros.

Leia também: Design Educacional: a profissão do futuro

Compartilhe: