ESTUDE NA UNIT
MENU

Design Educacional: a profissão do futuro

Conheça mais sobre a graduação, área e mercado de trabalho; Universidade Tiradentes oferece a graduação na modalidade a distância

às 18h10
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Com as novas Tecnologias da informação e comunicação, a educação tem assumido um papel crucial em incorporá-las nas práticas educacionais, adequando essas tecnologias às finalidades pedagógicas. Diante da procura e oferta de modalidades de Educação a distância (EAD) o Design educacional é  uma área de planejamento e projeto pedagógico que se utiliza de abordagens de Design para o processo educativo. 

Ou seja, ao realizar uma graduação de Tecnologia em Design Educacional o aluno vai reunir uma base de conhecimento significativa para atuar em uma área cada vez mais relevante já que esse setor se dedica à elaboração de projetos educacionais mais cativantes, de forma visual e didática, funcionando como verdadeiros facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

Design Educacional EAD na Unit

Com dois anos de duração, o curso de Design Educacional da Universidade Tiradentes (Unit), na modalidade EAD, funciona inteiramente online. O aluno só precisa se dirigir ao polo em que está inscrito para a realização das provas de avaliação no fim de cada período. Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o estudante tem acesso total ao conteúdo de cada disciplina, incluindo material didático, fóruns e videoaulas.

“O curso de Design Educacional aborda áreas de conhecimentos interdisciplinares. Nosso aluno estudará conceitos da área da Educação, Tecnologia e Inovação, Design, Marketing e Gestão de Projetos. Dedica-se ao desenvolvimento de novos desenhos dos ambientes de aprendizagem”, destacou a coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Unit, Catharine Prata.

Essa teia de conhecimentos habilita o futuro profissional a pensar em materiais e estruturas curriculares mais envolventes para os estudantes, contribuindo para o aprendizado efetivo e não apenas para o cumprimento de carga horária. “O estudante de Design Educacional sairá da Universidade Tiradentes habilitado a desenvolver tecnologias que promovem conhecimento. Com uma ampla estrutura física e pedagógica, a Unit garantirá a formação interdisciplinar e ampliará o campo de atuação do nosso aluno”, diz a coordenadora.

Área e mercado de trabalho

A profissão foi oficialmente reconhecida em 2008, pela lista do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).  No Brasil, essa profissão é registrada no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), desde 2009. A profissão expande-se para acompanhar gerações inevitavelmente permeadas pelo rápido e constante desenvolvimento tecnológico.

“Sua principal função é criar conteúdos e recursos educacionais que ajudem os educadores a desenvolverem aprendizagens significativas. Desenvolve objetos de aprendizagem, e-books, vídeos, administra os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O design educacional utiliza uma variedade de métodos e ferramentas, uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas”, pontua.

A coordenadora conta que o profissional em Design Educacional pode atuar na área acadêmica, desde a educação básica até o ensino superior. “Em todas as modalidades de ensino existem demandas para melhorar a práxis pedagógica, principalmente no desenvolvimento de ambientes inteligentes que maximizem a aprendizagem”, afirma.

O Design Educacional é uma profissão que dialoga com a nova perspectiva da área educacional, pois privilegia o desenvolvimento de metodologias ativas. Sendo assim, desenvolver projetos acessíveis, tecnológicos e que proporcionam uma experiência única para o usuário caracteriza uma profissão promissora.

Leia também: Polo EAD da Unit em Arapiraca (AL) passa a funcionar em novo endereço

Compartilhe: