Durante a graduação o que se espera é que o aluno não apenas tenha bom desempenho durante as provas e trabalhos, mas que também mostre um alto grau de comprometimento, interesse e vontade de evoluir. Um aluno acima da média é aquele que busca aproveitar ao máximo o que a instituição tem a oferecer. É aquele que aprimora os seus conhecimentos constantemente e busca sempre ampliar os seus horizontes.
Quando o aluno busca dar o melhor de si mesmo, ele aprende muito mais e descobre coisas novas acerca do assunto que às vezes nem é debatido em sala de aula. Então, é fundamental não encarar a busca pelo melhor como uma pressão, mas sim como uma oportunidade de aperfeiçoamento saudável.
Na Educação a Distância (EAD), os desafios são ainda maiores por conta da autonomia que é dada ao aluno, mas isso não significa que não é possível superá-los e se tornar acima da média nos estudos, basta ser o protagonista da história que o aluno quer contar da sua vida acadêmica, segundo a gestora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Nossa Senhora das Dores, Patrícia Rodrigues.
Alguns erros impedem que o aluno possa crescer nos estudos. “Não virar a chave e continuar se comportando como adolescente do ensino médio, atrapalha inclusive os colegas, cito: perder prazos, reprovação por média mesmo com todas as oportunidades; terceirizar responsabilidades, vitimismo e em alguns casos estudam porque a família paga ou ganham bolsa, mas não valorizam a oportunidade”, enfatizou.
A gestora ainda pontua erros que o aluno não deve cometer de jeito nenhum. “Não ler tudo que está em seu ambiente virtual de aprendizagem, desde o primeiro acesso, inclusive Magister e não procurar o polo para orientações e soluções quando necessário”, afirmou a gestora.
E para se tornar um aluno de sucesso, Patrícia pede que o aluno dê atenção a 5 pontos, que são:
- Planejar a agenda de estudo e entrega de atividades,
- Assistir às aulas e tirar as dúvidas com o Tutor;
- Co-criar ações coletivas que beneficiam o grupo que está inserido, curso, turma e polo;
- Focar no “para quê?”
- Ser acompanhado e apoiado pela Gestão da Unidade que estuda e por todos que participam de sua jornada acadêmica.
Leia também: Como aproveitar melhor o EAD? Estudante da modalidade explica