ESTUDE NA UNIT
MENU

Como aproveitar melhor o EAD? Estudante da modalidade explica

Ser eficiente nos estudos é um desafio para muita gente, inclusive para quem não sabe muito bem como funciona o EAD

às 14h36
Compartilhe:

Nos últimos anos, principalmente após a pandemia, o Ensino a Distância (EAD) ganhou ainda mais destaque e relevância entre os estudantes brasileiros. Isso se deve a diversos fatores, como, por exemplo, o valor das mensalidades, a fácil adaptação ao cotidiano, entre outros. No entanto, apesar da popularidade do EAD, ainda existem pessoas que apresentam certas dificuldades ao consumir todo o conteúdo administrado. 

A maioria dos alunos que procuram essa modalidade normalmente são aqueles que trabalham e encontram no EAD uma maneira de conciliar a vida acadêmica e profissional, como é o caso da estudante de Administração do polo da Universidade Tiradentes (Unit) em Maceió/AL, Maíra Melo, que está no 6º período do curso e vive o melhor dos dois ensinos por meio do semipresencial.

Conciliando trabalho e estudos

Maíra atua supervisionando lojas em diversas cidades, o que faz com que ela precise se deslocar da cidade onde reside, dessa forma ela encontrou na modalidade de ensino algumas vantagens. “A praticidade de ter meus próprios dias de horários para estudar pois meu dia-a-dia é muito corrido por conta do trabalho, suporte no estudo do material através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de ter um professor que nos ajuda bastante na aula presencial a esclarecer dúvidas da matéria, para assim ter um melhor desempenho na prova e na Produção de Aprendizagem Significativa (PAS)”, conta a futura administradora.

Embora seu dia seja bastante corrido, o EAD permite que ela também possa se dedicar aos estudos e ainda ter tempo de ficar com a família, tendo controle de vários âmbitos da sua vida. Mesmo com a rotina corrida, a estudante tem dias específicos para acessar o material e comparecer ao polo que oferece a graduação. “Normalmente me dedico aos estudos à segunda à noite (aula presencial) e aos finais de semana”, aponta.

Com base em suas experiências e necessidades, Maíra cita três dicas que parecem simples, mas que, se aplicadas com zelo e determinação, o aluno consegue obter êxito nos estudos na modalidade a distância, sendo elas:  

  • Organizar um checklist de atividades diárias e incluir o estudo através do sistema AVA no planejamento diário
  • Se esforçar para assistir os vídeos que são dinâmicos e ajudam na clareza dos conteúdos
  • Participar dos fóruns, pesquisas e trocar ideia com seu tutor para ajudar no entendimento de todas as disciplinas

A estudante ainda finaliza ressaltando a importância do EAD para o cenário educacional e a inserção do aluno ao ensino superior. “O EAD serve para ajudar pessoas a se capacitarem e se desenvolverem profissionalmente mesmo tendo uma vida mais corrida e não conseguindo estar todos os dias presencialmente em sala de aula”, destacou a aluna.

Leia também: Hábitos que o aluno não pode deixar de lado no EAD

Compartilhe: