ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é inovação tecnológica e como fazer a sua gestão?

Saber o que é inovação tecnológica é importante para as empresas e instituições; da mesma forma, é preciso saber como pode ser feita a gestão dela

às 20h30
A Agitec é um Núcleo de Inovação Tecnológica, ligada ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
A Agitec é um Núcleo de Inovação Tecnológica, ligada ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

O conceito de inovação não é algo fechado e, por isso, tem uma variedade de interpretações. Sua definição mais geral, contida nos dicionários, define inovação enquanto um processo de transformar uma ideia ou invenção de um bem ou serviço. Ela pode ser de processos, de produtos e serviços, ou geral e setorial. O que não pode ser deixado de lado é que a inovação é necessária, pois é com ela que instituições e empresas criam e reestruturam metodologias de trabalho, produtos e serviços.

A transformação digital que o mundo vive faz com que surjam novos tipos de inovação, a exemplo da tecnológica. O processo de inovação tecnológica otimiza os resultados de um negócio, por meio da criação de processos permeados pela tecnologia. Com esse cenário promissor para produção intelectual, são necessárias a criação de agências de gestão de inovação que mediam o processo de registro e comercialização dos produtos que são resultados de pesquisas.

“A atuação da uma agência inicia-se a partir da prospecção de tecnologia, disseminação da cultura de propriedade industrial, depósito e acompanhamento de pedidos de patentes, registros de marcas, registros de softwares e outros ativos que podem ser transferidos à sociedade, por meio do licenciamento ou transferência para a comercialização”, diz a analista de inovação Ila Natielle Neres, sobre o trabalho desenvolvido pela Agência de Gestão da Inovação e Tecnologia (Agitec), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ligado ao Grupo Tiradentes. 

Um dos trabalhos que uma agência de gestão de inovações e tecnologia realiza, é a assessoria no registro de marcas, de softwares e de patentes. “O gerenciamento da Agitec está presente em todo o processo, zelando pela integridade moral e material da propriedade Industrial. A agência possui um papel importante na inovação, favorecendo um ambiente propício para a transferência de tecnologia e para a devida proteção do conhecimento desenvolvidos na instituição, passando a ser a mediadora entre as empresas com a própria instituição e a comunidade”, destaca.

As agências são importantes para a ciência, pois criam políticas de inovação e empreendedorismo ao gerirem a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia. “É de extrema importância a construção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores, que resolvam um problema existente na sociedade, estas atividades de pesquisa resultam na transferência de tecnologia da instituição para as empresas gerando vantagens para ambos, permitindo às empresas vantagem competitiva e permitindo a Instituição recursos financeiros adicionais”, ressalta.

Sobre serviços

A Agência de Gestão da Inovação e Tecnologia foi criada em 2011, para atuar como um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do ITP. “O objetivo é de gerir toda matéria passível de proteção por lei, provenientes das pesquisas realizadas pelo ITP transferindo para a sociedade por meio de sua comercialização”, afirma Natielle.

“Podem usufruir dos serviços da Agitec todos os docentes, discentes, pesquisadores, colaboradores da instituição e inventores independentes, além de pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em contratar serviços técnicos especializados”, completa a assessora de inovação.

Para a Agitec gerir uma inovação, é preciso apresentar uma proposta, com novidade e atividade inventiva que seja inédita, ou seja, não pode ter sido divulgada. O contato deve ser realizado pelo e-mail agitec@itp.org.br ou pelo telefone (79) 3218-2190. 

Portfólio Agitec

Atualmente, a Agitec possui em seu portfólio, 135 patentes depositadas no Brasil, nas áreas de farmacêutica, alimentos, saúde, cosmética, dermatologia, petrolífera, energia renovável, entre outros. Ela possui parceria com grandes instituições nacionais e internacionais, além de quatro registros de software nas áreas de educação e saúde e 12 patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil e uma patente concedida pelo INPI de Portugal.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: