Estão abertas até esta segunda-feira, 3 de outubro, as inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos mais aguardados entre os concurseiros. O órgão abriu um total de 1 mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige o ensino médio completo ou um curso técnico equivalente. O salário bruto inicial é de até R$ 5.905,79.
As vagas estão distribuídas pelas 97 gerências executivas da autarquia, em todos os 27 estados brasileiros. Desse total, 708 são para ampla concorrência e 292 estão no sistema de cotas, sendo 90 destinadas a pessoas com deficiência e 202 a pessoas negras. Segundo o INSS, não haverá reserva de vagas para provimento imediato, sendo mantido cadastro de reserva.
As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa organizadora do concurso. A taxa de inscrição custa R$ 85,00 e pode ser paga até 21 de outubro.
O concurso tem duas fases. A primeira é a da prova objetiva, cuja aplicação está prevista para 27 de novembro e trará questões de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico-Matemático e noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Também serão exigidos os conhecimentos específicos da legislação da seguridade social.
Os aprovados na prova objetiva se classificam para o Curso de Formação para o cargo, igualmente eliminatório e classificatório, que acontecerá nas sedes regionais do INSS em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
A expectativa é de que os candidatos aprovados reforcem o quadro de pessoal do INSS, atuando no atendimento ao público; na orientação, informação e conscientização previdenciária e em ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.
O edital completo do concurso pode ser consultado aqui.
Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do INSS