ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso tecnólogo EAD: conheça alguns deles e qual vale a pena fazer

Fazer um curso tecnólogo pode ser uma ótima maneira de obter um diploma de ensino superior, já que muitas vezes o curso é mais rápido do que as graduações tradicionais

às 20h30
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Realizar um curso tecnólogo na modalidade de Educação a Distância (EAD) é uma boa opção principalmente para aqueles que não dispõe de muito tempo livre na rotina e necessitam de horários e dias flexíveis para fazer um curso de graduação. Além disso, os tecnólogos EAD costumam ter um valor mais barato em relação aos cursos presenciais.

Mas afinal, o que é um curso tecnólogo? São cursos de graduação de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As principais diferenças em relação aos cursos de bacharelados e licenciaturas são a duração do curso e o foco profissional. Um curso tecnólogo tem uma duração de dois a três anos, enquanto cursos de bacharelados e licenciaturas duram de quatro a cinco anos.

Os cursos tecnólogos são mais voltados para o mercado de trabalho e visam capacitar o aluno para exercer funções nas mais diversas empresas e indústrias e, justamente por isso, possuem uma alta taxa de empregabilidade. Com o aumento da adesão dos estudos a distância, principalmente após a pandemia, atualmente existem muitos cursos tecnólogos EAD abrangendo diferentes áreas sendo ofertados na Universidade Tiradentes (Unit), confira alguns deles: 

Gestão Ambiental

O curso engloba conhecimentos de diferentes setores. Disciplinas relacionadas com Estatística, Administração, Comunicação e Planejamento Urbano fazem parte da matriz curricular da graduação.

Uma parte importante da formação também aborda a legislação ambiental, pois o futuro gestor, além de compreender os impactos de cada atividade, deverá saber qual o enquadramento legal das mesmas. Da mesma forma, um fragmento da carga horária é direcionado a questões relativas ao licenciamento ambiental.

Marketing

Ao concluir o curso de Tecnólogo em Marketing o aluno possui espaço garantido em qualquer empresa, já que todas elas necessitam de estratégias cada vez mais competitivas para garantir a inserção e o sucesso de seus produtos e serviços no mercado.

 Por essa razão, o curso de Tecnólogo em Marketing é um dos mais procurados. E, com o EAD, o aluno ainda tem a possibilidade de estudar em um ambiente virtual interativo, com total acesso aos materiais didáticos e professores online.

Gestão de Recursos Humanos

Durante a graduação em Recursos Humanos, o estudante aprende sobre as principais atividades desempenhadas pelo Gestor de Recursos Humanos (também conhecido como Gestor de RH) e quais as melhores formas de executá-las.

Além disso, o estudante da faculdade de RH aprenderá sobre a rotina das organizações e como atuar em diferentes espaços. Outros pontos que também são abordados no decorrer da graduação.

Fotografia

A grade curricular do curso conta com disciplinas que abordam história, técnicas fotográficas e de iluminação, edição e tratamento de imagem, planejamento e direção de fotografia, estética e semiótica e narrativas fotográficas. Há, ainda, espaço para a discussão do mercado fotográfico, direito autoral e das aplicações artísticas nas diferentes plataformas voltadas à fotografia

Funcionando na modalidade híbrida, o curso alterna momentos de aprendizagem a distância com encontros presenciais periódicos. Nessas oportunidades, os alunos têm aulas teóricas mediadas por tutores, visitas guiadas, idas ao laboratório e atividades práticas reais ou simuladas.

 Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética EAD, funciona na modalidade híbrida, mesclando aulas presenciais nos laboratórios e online. A graduação tem uma formação prática, onde o estudante desenvolve uma visão holística acerca do funcionamento do trabalho do esteticista e dos pilares que orientam sua ação profissional.

Os estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unit têm a seu dispor: Laboratório Multidisciplinar de Estética: onde são realizadas aulas demonstrativas e práticas de estética facial, corporal, depilação, maquiagem, imagem pessoal e visagismo, terapia capilar, entre outras e o Centro de Estética e Bem-Estar: no qual o estudante pode efetivamente aplicar seus conhecimentos, atendendo o público externo com a supervisão de um docente.

Esses e muitos outros cursos tecnólogos é possível encontrar na Universidade Tiradentes. Escolha já o seu e venha fazer parte da Unit EAD!

Leia também: Porque o marketing é tão importante nas campanhas políticas e eleitorais

Compartilhe: