ESTUDE NA UNIT
MENU

O que significa situationship e como saber se estou vivendo uma?

O termo ficou popular entre a geração Z e quer dizer viver um relacionamento sem chamar de relacionamento.

às 12h03
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Se você tem um (a) companheiro (a) com o qual passa tempo junto, mas não define status, no qual não existe aquela conversa sobre exclusividade e só faz planos momentâneos ou a curto prazo, talvez esteja em uma situationship. O termo em inglês ficou popular entre a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Se você não sabe o que é ‘estar em uma situação’, quer dizer exatamente isso: viver em um relacionamento sem chamar de relacionamento.

Deixar de nomear a relação, no entanto, não quer dizer que o “casal” não tenha interesse em romance e/ou relacionamentos íntimos. Significa que adotaram uma abordagem sem formalidades e estão descobrindo novas maneiras de satisfazer necessidades, de uma forma que se encaixa ao estilo de vida, sem priorizar a relação, preferindo curtir o momento sem precisar estar presente na vida do outro.

Os jovens adultos dessa geração pensam mais neles mesmos e no desenvolvimento de suas carreiras, e menos em relacionamentos sérios. Manter um relacionamento casual é uma forma de se relacionar com o outro sem as ansiedades que costumam aparecer quando começamos uma relação séria e mais “tradicional”. Ou seja, em um relacionamento casual nada é muito definido e não há muito apego.

Estar em uma situationship tem vantagens e desvantagens. Primeiramente, saiba o que você quer. Tenha em mente o que é inegociável para você. Esperar que essa relação se torne algo sério, vai apenas causar ansiedade e estresse. Não alimente expectativas. Identifique se vocês estão vivendo uma relação saudável. Mesmo com ausência de rótulos, as pessoas devem se respeitar e estabelecer um diálogo de confiança.

Sentimentos podem mudar e você pode querer que esta situationship se torne algo sério. Neste caso, se não for recíproco, priorize-se e deixe para trás o que não lhe faz bem, e principalmente, não aceite situações que o deixe desconfortável.

Com informações de BBC, Uol, O Hoje, IstoÉ e Incrível

 

Leia também: Estudante da Unit é pedida em casamento durante aula

Compartilhe: