ESTUDE NA UNIT
MENU

O estudo das ciências biológicas para para o entendimento da vida

O ensino das ciências biológicas permite a compreensão de fenômenos relacionados à vida humana e a sua interrelação com os demais aspectos do ambiente

às 11h06
O estudo das Ciências Biológicas é importante para o entendimento do mundo e, por isso, é trabalhado desde cedo nas escolas (Katerina Holmes/Pexels)
O estudo das Ciências Biológicas é importante para o entendimento do mundo e, por isso, é trabalhado desde cedo nas escolas (Katerina Holmes/Pexels)
Compartilhe:

Assustadoras para alguns e fascinantes para muitos outros. Assim são as Ciências Biológicas, uma das disciplinas presentes no ensino básico e que são porta de entrada para muitas carreiras. Seu estudo acontece de forma dinâmica e envolve diversas outras áreas de conhecimento, como genética, fisiologia, zoologia e biotecnologia. 

As ciências biológicas abrangem o estudo sobre a vida, ou seja, os organismos que habitam o planeta Terra, como se alimentam, como se reproduzem, de que forma contribuem para equilíbrio dos ecossistemas naturais, quais as relações que são estabelecidas entre eles, além de como surgiram e evoluíram.

A professora Kamila Sobral, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), explica que o estudo dessa disciplina é importante para o entendimento do mundo e, por isso, é trabalhado na escola desde cedo. “O ensino de ciências traz desde a primeira infância, o contato com o conhecimento científico, quando fazemos aquele experimento simples do crescimento de um grão de feijão, o qual esperamos que ele cresça, este nos ensina sobre as necessidades da planta sobre água, nutrientes e dos raios solares”, diz.

Para ela, o estudo das Ciências Biológicas permite a compreensão de fenômenos simples e fundamentais relacionados à vida humana e sua interrelação com os demais aspectos do ambiente. Kamila explica que diversas áreas de formação profissional têm como alicerce a biologia, já que possuem como disciplinas base a citologia, bioquímica, genética, parasitologia, microbiologia, entre outras que são ramos do conhecimento biológico.

As novas tecnologias podem ser uma aliada nas estratégias de ensino, tanto que foram amplamente utilizadas durante o período da pandemia. “A utilização de diversos instrumentos como simuladores e laboratórios virtuais, sites com visitação guiada de forma on-line, plataformas de gamificação, possibilitaram aos alunos a execução de aulas práticas, as quais foram essenciais para o aprendizado e aquisição de conhecimento dos conteúdos abordados no ensino das Ciências Biológicas”, afirma a professora.

Por outro lado, quando o acesso a uma estrutura de qualidade é dificultoso, o professor consegue inovar na fixação do conhecimento juntando a teoria ao ambiente funcional do estudante. “As práticas, não necessariamente precisam ser aquelas realizadas em laboratório super bem equipado, algumas ações como aula em campo, estudo de caso, utilização de simuladores quando há laboratórios digitais, observações de fenômenos da natureza, visitações on-line a campos experimentais e museus, além da possibilidade de práticas experimentais a baixo custo. Todos esses exemplos podem auxiliar nesse aprendizado na forma mais prática”, destacou Kamila.

Novas perspectivas

De acordo com Kamila Sobral, as ciências biológicas trabalham com o que acontece no dia a dia das pessoas. “Em sala de aula o aluno vai compreender por que determinadas doenças podem ser tão transmissíveis e de que forma podem ser tratadas e/ou evitadas a sua contaminação, como nosso consumismo pode contribuir de forma efetiva para a geração de resíduos sólidos, e de que forma estes são descartados, e como podem interferir sobre a dinâmica dos ecossistemas naturais”, expõe.

“O estudo da biologia promove o contato com práticas que despertam a curiosidade do estudante. O entendimento sobre a complexidade do funcionamento dos ecossistemas, como o papel de cada espécie nos ambientes naturais, e consequências dos problemas ambientais ocasionados por meio da exploração dos recursos naturais, auxiliam de forma individual ou coletiva a tomada de decisões, de forma individual ou coletiva, que sejam mais viáveis ecologicamente para o planeta”, conclui a professora.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: