ESTUDE NA UNIT
MENU

Outubro Rosa: câncer de mama e os direitos das pacientes oncológicas

Alunos do PPGD da Universidade Tiradentes (Unit) realizam palestra para abordar os direitos das pacientes oncológicas.

às 13h48
Alunos do PPGD
Alunos do PPGD
Coordenadora do PPGD, professora doutora Grasielle Vieira
Outubro Rosa PPGD
Especialista em mastologia, doutor Thiers Déda Gonçalves
Outubro Rosa PPGD
Compartilhe:

Com o tema “Outubro Rosa: saúde da mulher e os direitos da paciente oncológica”, a roda de conversa realizada pelo  Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit) teve o intuito de conscientizar sobre tratamento e direitos das pacientes oncológicas. 

A iniciativa foi realizada no último dia 24, teve o intuito de promover um debate amplo e consciente acerca da prevenção e do tratamento da neoplasia maligna mamária enquanto patologia e dos direitos que envolvem a condição do paciente oncológico no Brasil. Na ocasião, além da representante da Associação Mulheres de Peito, a advogada Elaine Oliveira e o especialista em Mastologia, doutor Thiers Déda Gonçalves, o Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência (CNPQ-Unit) também contribuiu com as discussões.

“É importante, durante o Outubro Rosa, abordar os direitos dos pacientes oncológicos e trazer a conscientização  sobre a questão da mamografia e também adicionar um pouco sobre a instituição da qual hoje eu faço parte muito na função de voluntária, no setor jurídico. O Mulheres de Peito é uma instituição sem fins lucrativos para prestar assistência jurídica, temos uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, nutricionista, para ajudar essas mulheres a passar pelo processo do tratamento de câncer”, salienta a advogada na área civil de família e voluntária da Associação Mulheres de Peito, Elaine Oliveira. 

O médico especialista em mastologia, doutor Thiers Déda Gonçalves, conta que a ideia  é introduzir conceitos básicos sobre o que é câncer de mama e como recorrer ao tratamento. “É preciso explicar o que é o câncer de mama, com os médicos diagnosticam a doença e como é feita a prevenção. São questões pertinentes para a sociedade, então, se faz necessário divulgar essas informações. O sucesso do tratamento do câncer de mama acontece pelo diagnóstico precoce. E pra que isso aconteça, o paciente  precisa entender quais os meios para conseguir realizá-lo”, explica.

Para levar essas informações à sociedade e alertar quanto aos direitos das pacientes oncológicas, os alunos do mestrado e doutorado em Direitos Humanos da Unit produziram uma cartilha digital informativa. Segundo a coordenadora do PPGD, professora doutora Grasielle Vieira, essas iniciativas são ferramentas importantes para o enfrentamento da desinformação e garantir o direito à saúde.

“A gente pensou num evento que pudesse contemplar a saúde da mulher e o direito das pacientes oncológicas. O evento foi pensado em trazer um médico especialista e uma advogada para falar da experiência no contexto dos direitos das pacientes, e é de extrema importância para a Unit porque o nosso papel aqui também é fazer a divulgação científica Para isso, produzimos uma cartilha do Outubro Rosa com essa temática de ampla divulgação dentro e fora da Universidade”, frisa. 

A cartilha está disponível neste link.  

 

Leia mais: Outubro Rosa: Caism oferece exames preventivos à população aracajuana

 

Compartilhe: