A internacionalização do ensino, por meio da Mobilidade Acadêmica Internacional, tem sido bastante procurada pelos alunos que desejam ampliar seus conhecimentos e ter novas experiências. Para tirar dúvidas sobre como funciona o intercâmbio acadêmico, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, realizaram uma live no Instagram motivando os estudantes a participarem do programa das instituições.
A assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, conta que a live foi uma ação realizada pelo instagram da UPAEP Internacional que convidou a Unit para tirar dúvidas dos alunos sobre como funciona a Mobilidade Acadêmica Internacional.
“Falamos um pouco sobre a nossa cultura, mostramos um pouco a Unit e também motivamos os alunos a participarem da Mobilidade Acadêmica Internacional de ambas as instituições. Esclarecemos dúvidas sobre a questão do nível do idioma necessário para ingressar no Programa, e sobre as oportunidades de curso disponíveis. A nossa parceria com a UPAEP permite que os estudantes das duas instituições possam fazer parte do programa”, explica.
“A UPAEP é uma instituição moderna, diversificada e multicultural, que conta com excelentes instalações e está localizada numa região muito rica culturalmente no México. Com isso, trata-se de um excelente destino para os nossos alunos!”, completa.
A coordenadora de intercâmbio da UPAEP, Jeanine Lopez, apresentou a Universidade e ressaltou os benefícios dos alunos participarem do programa. “É importante que os alunos possam participar da Mobilidade Acadêmica Internacional para enriquecimento cultural e aprender conteúdos diferentes dos que encontram aqui. E o Brasil é um excelente destino para que nossos alunos possam investir”, ressalta.
ProMai
A mobilidade acadêmica tem um lugar garantido na formação dos alunos da Unit e de instituições educacionais estrangeiras conveniadas, possibilitando o aprendizado acadêmico, de idiomas, culturas e realidades diversas sem perder o vínculo com a instituição de origem.
Para participar, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente. Confira o edital.
Leia mais: Qual é a diferença entre intercâmbio e mobilidade acadêmica?