ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual é a diferença entre intercâmbio e mobilidade acadêmica? 

A gerente de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit), Selen Ive Carneiro, explica as diferenças sobre as duas modalidades

às 18h41
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A mobilidade acadêmica e o intercâmbio possibilitam ao estudante a experiência de conhecer e interagir com outras culturas, aprender diferentes métodos de ensino e conhecer as instituições de ensino ao redor do mundo. O aluno matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES), após a conclusão do intercâmbio, pode obter um comprovante de estudos e, possivelmente, o aproveitamento de disciplinas em sua instituição de origem para enriquecer e ampliar a sua formação acadêmica.

Os programas de Mobilidade Acadêmica e Intercâmbio são destinados para estudantes que desejam vivenciar todas as possibilidades que a universidade pode oferecer. A gerente de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit), Selen Ive Carneiro, explica as diferenças entre as duas modalidades e como o aluno pode participar do processo de seleção.

“A mobilidade acadêmica é uma oportunidade que advém de uma parceria interinstitucional mediante assinatura de convênio. Desse modo, um estudante vinculado à Unit, por exemplo, pode fazer a mobilidade acadêmica em uma IES estrangeira que mantém vínculo com sua instituição por um período definido. Nessa modalidade, o estudante mantém vínculo com ambas as instituições”, explica. 

Por sua vez, o intercâmbio é uma iniciativa tratada diretamente pela pessoa interessada em ter oportunidades internacionais. “E isso não se restringe a atividades no âmbito acadêmico. Uma pessoa pode fazer intercâmbio voltado, por exemplo, em praticar idiomas, ou focado em atividades empregatícias, como winter ou summer jobs”, destaca. 

De modo geral, a mobilidade acadêmica é uma oportunidade facilitada pela instituição da qual o estudante faz parte, e é um processo integrado na sua trajetória acadêmica.

Mobilidade Acadêmica

A gerente ressalta que a Unit oferece a mobilidade acadêmica de curta e longa duração. “Para longa duração, há o Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMAI), que possibilita ao estudante cursar matérias em uma IES parceira por até 2 semestres acadêmicos”.

Existem duas categorias principais de mobilidade acadêmica: 

De longa duração: contempla pelo menos 1 semestre acadêmico, no qual o(a) estudante pode cursar matérias da sua graduação em uma IES estrangeira.

De curta duração: ocorre em um período de até 3 meses, e está ligada geralmente a programas específicos, como o intercâmbio. 

Existem também programas específicos com curta duração. “O Clerkship for Medical Students, por exemplo, permite ao estudante do curso de medicina fazer 1 mês de seu período de internato nas estruturas do Cambridge Health Alliance”, aponta. 

Para Selen, a mobilidade acadêmica e o intercâmbio são excelentes oportunidades para enriquecer o currículo acadêmico e as experiências pessoais. “A escolha por qual das duas modalidades depende bastante de seus interesses e de sua área. A recomendação é que apliquem para editais que atendam a esses interesses”, afirma.

Os estudantes da Unit podem se inscrever preenchendo formulários próprios a partir do edital de cada programa. Todas as iniciativas da Coordenação de Relações Internacionais são compartilhadas no site: www.grupotiradentes.com/international

 

Leia mais: Mobilidade acadêmica: oportunidade é voltada para acadêmicos acima dos 18 anos

Compartilhe: