Que o futebol é uma paixão nacional, ninguém pode negar. Com a aproximação do início da Copa 2022 no Catar, os brasileiros ficam com mais expectativas para ver o desempenho da Seleção Brasileira em campo. A estreia será no dia 20 de novembro, às 13h pelo horário de Brasília.
Uma pesquisa realizada pela Apoema e divulgada pelo Estadão mostra que 71% da população brasileira acredita no hexa campeonato. Segundo o professor tutor do curso de Educação Física, Adelmax Pedral, o brasileiro ama uma comemoração, e não seria diferente com a Copa do Mundo.
“O futebol é o esporte mais praticado no mundo, sendo considerado um fenômeno sociocultural gigante porque mexe com todos os segmentos: economia, política, cultura e sociedade, também trabalhando a questão subjetiva do homem. As emoções, o amor e a paixão pelo esporte”, disse.
É possível afirmar que realmente somos um povo apaixonado pelo esporte? De acordo com Adelmax, as pessoas estão realmente empolgadas com a chegada do maior evento futebolístico do planeta.
“A gente sabe que a Copa do Mundo é a arte de unir pessoas. Torcer pelo seu time aflora as emoções. No momento em que está emotivo, exalando a paixão pela sua seleção, se empolgando, pode ser que se frustre em alguns momentos, mas esses sentimentos, a expressão deles demonstra que somos apaixonados pelo futebol. E além de tudo isso, traz também a união dos povos. Coisa que só a Copa do Mundo é capaz de fazer”, afirma.
Depois da pandemia e eleições, a Copa do Mundo é a oportunidade do brasileiro se distrair e torcer de novo pelo Brasil. “Mesmo com o clima tenso das eleições, o brasileiro não deixa de pensar na Copa. Até mesmo porque serve como uma distração. É um momento de descontração, relaxamento e confraternização. Embora a nossa bandeira tenha sido largamente usada na política, as pessoas querem vestir o manto, decorar suas casas, até mesmo o local de trabalho. Tudo para entrar no clima festivo”, comenta.
Copa no Catar
O Brasil está no Grupo G junto com as seleções da Sérvia, Suíça e Camarões. Nesta fase, a seleção brasileira joga três vezes e caso seja líder do grupo, enfrenta o segundo colocado do grupo H, que conta com as seleções de Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
O primeiro jogo será da seleção catari, anfitriã da competição, que abrirá o torneio contra o Equador, em partida válida pelo Grupo A, no domingo, dia 20 de novembro, às 13h pelo horário de Brasília, no Estádio Al Bayt.
A final acontece no dia 18 de dezembro, às 18h no horário local de Doha, e às 12h pelo horário de Brasília.
Com informações do Estadão e Olympics
Leia mais: Uniformes de times de futebol são usados na luta contra a discriminação racial