ESTUDE NA UNIT
MENU

Uniformes de times de futebol são usados na luta contra a discriminação racial

Uma edição de uniformes homenagem à seleção brasileira que tenta o hexa na Copa do Mundo do Catar

às 19h19
Foto: Igor Pola/Volt Sport
Foto: Igor Pola/Volt Sport
Foto: Igor Pola/Volt Sport
Foto: Igor Pola/Volt Sport
Foto: Igor Pola/Volt Sport
Compartilhe:

O combate ao racismo também vira moda. É o que espera a Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, que apresentou em outubro uniformes especiais voltados para a luta contra a discriminação racial. América-MG, Botafogo-SP, CSA, Figueirense, Santa Cruz e Vitória terão camisas com referências ao tema.

A coleção foi batizada como “Consciência Negra Todo Dia”, e será lançada intencionalmente antes da data oficial do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, mesmo dia que começa a Copa do Mundo do Catar. O objetivo é que o tema seja lembrado diariamente, fazendo jus ao nome da campanha.

Em um post no Twitter, a marca falou sobre o propósito da criação dos uniformes. “O sonho de Martin Luther King por uma sociedade mais igualitária e sem preconceito ecoa ainda nos dias de hoje. O racismo machuca, dói, tira a liberdade e até vidas. O nosso sonho é viver a consciência negra todos os dias, em uma sociedade com mais respeito e inclusão”, disse.

A produção é uma edição limitada, os uniformes são inteiramente pretos. Já os escudos das equipes, localizados do lado esquerdo superior do peito, contam com relevo e textura emborrachados. A logomarca da empresa foi aplicada em plotter. No centro, carregam o patch especial com o nome da campanha. Além disso, as camisas trazem alusões à cultura afro, com detalhes nas mangas ou na barra.

“Desde a fundação da marca, essa é uma das nossas idealizações mais especiais nesta trajetória. Em 2021, lançamos para dois clubes e foi um sucesso, tanto do engajamento do torcedor quanto do aspecto social. Neste ano, pulverizamos a ideia, teremos diversas peças especiais para ajudar na luta contra este problema que, infelizmente, ainda está fortemente presente na sociedade”, salienta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.

Copa 2022

Em setembro, a Volt Sport lançou uma edição de camisas amarelas em homenagem à seleção brasileira que tenta o hexa na Copa do Mundo do Catar. O grande diferencial dos uniformes está nos ombros e nas laterais. Cada clube conta com personalizações diferentes, com várias alusões a símbolos que homenageiam a história e a força das equipes e das cidades em que estão localizados, como estádios, monumentos locais, ano de fundação, entre outras informações.

Nas cores tradicionais do uniforme canarinho, os modelos contam com acabamentos em verde. Produzido no tecido Dry Ray, material que conta com propriedades térmicas e proteção contra raios solares, a camisa também conta com o selo “100% Brasil”, personalização localizada na barra inferior. No canto esquerdo superior, o escudo dos clubes foi feito em ATK. Do outro lado, a logomarca da Volt foi aplicada em 3D.

 

Com informações do Uol

Leia mais: Álbum da Copa do Mundo 2022 causa polêmica entre colecionadores

Compartilhe: