ESTUDE NA UNIT
MENU

Copa do Mundo promove a união entre as pessoas

O mundial de futebol constrói vínculos entre os torcedores e, consequentemente, resgata o espírito de torcida pelo país e a união entre as pessoas

às 20h59
O estádio Al Bayt, que foi palco para a abertura da Copa do Mundo 2022, no Qatar: campeonato reúne e congrega torcedores de todo o mundo (LOC Fifa World Cup 2022/Agência Brasil)
O estádio Al Bayt, que foi palco para a abertura da Copa do Mundo 2022, no Qatar: campeonato reúne e congrega torcedores de todo o mundo (LOC Fifa World Cup 2022/Agência Brasil)
Compartilhe:

Já é possível sentir o clima de festa e animação com o início da Copa do Mundo 2022, que começou a ser realizada no Qatar e vai até 18 de dezembro. Esse é o evento esportivo mais aguardado pelos brasileiros, que fazem questão de reunir amigos e familiares para confraternizar assistindo às partidas e torcendo pela Seleção.

Para a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), professora Karolline Helcias, a representação cultural e universal de comemoração e confraternização da Copa se sobressaem, apesar de estarmos vivendo um momento de divisão no país que envolvem a bandeira e a camisa do Brasil.

“Não sabemos ao certo se a tensão irá ou não amenizar, pois estamos ainda em meio a muitas questões no âmbito de eleição. Porém, acredito que o mundial possa desviar o foco para que possamos voltar a dialogar, construir vínculos e consequentemente resgatar o espírito de torcida pelo país”, pontua Karolline.

A união na humanidade é percebida pelo ideal de identidade e coletividade que estão presentes nas relações sociais. “Essa necessidade de um vínculo representa sobrevivência, por isso os seres humanos se agrupam. Assim conseguimos nos identificar e nos sentirmos pertencentes a algo” explica a psicóloga.

Na Copa do Mundo, os países compartilham de uma identidade, cultura e histórias e isso tudo é mostrado nos momentos das disputas esportivas. “Esses momentos proporcionam a interação, diversão e lazer para aqueles que encontram no esporte e nas comemorações esportivas uma forma de driblar o estresse, de se distrair e de sair da rotina, já que para nós, seres humanos, a socialização e interação são muito importantes”, destaca ela.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: