A Iniciação Científica (IC) é um caminho que os estudantes encontram para aperfeiçoar seus conhecimentos. É o que a aluna do curso de Engenharia Química da Universidade Tiradentes (Unit), Milena Morgado Borges, decidiu fazer durante sua graduação quando realizou sua pesquisa “Desenvolvimento de Sistemas Etanólicos Bifásicos formados por polipropilenoglicol e líquidos iônicos próticos para o particionamento de Tagitinina C”.
Em seu trabalho, o destaque para a formação de Sistemas Bifásicos por novos constituintes, ainda não reportados na literatura, como: líquidos iônicos próticos, polipropileno glicol 2000 e etanol. Tais componentes formam um sistema de baixo custo e alta eficiência para a extração e purificação de biocompostos fortemente necessários para a indústria fármaco e cosmética.
Milena ressalta que a pesquisa é diretamente voltada para contribuir na indústria farmacêutica. “O composto estudado possui diversos princípios ativos que podem ser utilizados em medicamentos para o processo de atividades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, antiviral, analgésicas, leishmanicidas e podendo ser utilizado até em atividade antitumoral”, explica.
A estudante conta que o tema foi escolhido pela necessidade de aplicar a esse composto uma metodologia de extração e purificação que fosse eficaz, rápida e seletiva. “Assim é possível obter esse composto de uma maneira específica, já que a Tagitinina C não possui padrão comercial mas possui um alto potencial bioativo na indústria farmacêutica por possuir propriedades que agem no tratamento de diversas doenças”, esclarece.
Para Milena, a Iniciação Científica foi de extrema importância durante a graduação. “Amadureci como aluna e pesquisadora, e pude entender quais são alguns déficits e dificuldades que a sociedade enfrenta com a pesquisa e com a ciência. Pude também entender o papel da ciência na sociedade, principalmente após a pandemia, onde a ciência ficou muito descredibilizada por causa de uma quantidade enorme de fake news. Compreendi quão importante é não só saber, mas também respeitar e poder passar ciência à frente”, afirma.
Ela conta como a IC aprofundou sua perspectiva profissional e pessoal. “A Ciência sempre me chamou a atenção, e quando tive a possibilidade de participar vi a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades que vão me acompanhar na minha escolha profissional. E a Unit contribuiu na minha carreira acadêmica. A partir do 2º período da graduação, tive a oportunidade de fazer iniciação científica e nesses quase quatro anos de ciência enquanto estou na graduação aprendi diversas coisas não só do mundo acadêmico mas também do profissional”, ressalta.
A estudante de Engenharia Química, Milena Morgado Borges, conta que a conclusão do curso está prevista para o primeiro semestre de 2023. “Pretendo iniciar o mestrado após me formar e continuar com as minhas pesquisas”, finaliza.
Leia mais: Doutoranda inicia trajetória na pesquisa através da Iniciação Científica