ESTUDE NA UNIT
MENU

As dicas de um administrador para um melhor sucesso empreendedor

Os profissionais da Administração têm atributos essenciais para o desenvolvimento de uma gestão eficiente para o alcance do sucesso empreendedor

às 12h12
Ao apontar as habilidades de gestão, o administrador dá dicas e orientações ao que deseja ser empreendedor (ThisIsEngineering/Pexels)
Ao apontar as habilidades de gestão, o administrador dá dicas e orientações ao que deseja ser empreendedor (ThisIsEngineering/Pexels)
Compartilhe:

No universo do empreendedorismo, o acesso amplo à informação e à competitividade cada vez mais acirrada são desafios a serem superados, possibilitando assim o encontro de soluções inovadoras e a presença de diferenciais de mercado. Como fazer isso? A ajuda, olhar e compreensão de um administrador pode ser o caminho das pedras para o incentivo ao empreendedor.

“Os gestores devem propiciar ambientes (fora e dentro das organizações) que valorizem pessoas criativas, ofereçam possibilidade de capacitação constante, e que disponibilizem recursos para projetos novos (de forma ampla). Hoje, acredito que os principais desafios do empreendedor são a criação de valor para o negócio, captação de recursos, gestão de custos, visibilidade no mercado e constante inovação (com qualidade)”, destaca o administrador e consultor de negócios Marco André Willey Ramos, que é professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Entre as ferramentas indispensáveis ao empreendedor, ele aponta algumas que podem ajudar ao sucesso do negócio. Segundo André, conhecer e entender o que a clientela pensa sobre um determinado produto é fundamental para quem empreende, e o Mapa de Empatia é uma ferramenta interessante e eficiente para isso. 

“Já a análise SWOT é uma ferramenta simples e eficiente para realizar uma análise ambiental considerando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Definir um modelo eficiente e adequado de negócio é outra questão desafiadora e importante, e o Modelo Canvas é uma boa ferramenta para tal definição”, indica. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: