Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam que a presença de pessoas com deficiência nas universidades aumentou em 144,83%, um dos motivos desse crescimento se deve a alta adesão da Educação a Distância (EAD) que reforçou o uso das tecnologias no ensino e é reconhecida como um recurso em potencial, para o acesso e para promoção da aprendizagem.
O uso da tecnologia assistiva está presente no EAD de diferentes formas, é por meio dela que é possível garantir o direito das pessoas com deficiência, de serem incluídas na sociedade, independentemente de suas localização geográfica, promovendo assim, a acessibilidade. Essa inclusão pode ser perceptível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas funcionalidades que passam por transformações a cada dia.
Todo estudante com deficiência deve ser capaz de acessá-lo, visualizar os conteúdos e compreendê-los com a mesma eficácia de um colega sem deficiência. Pensando na inclusão dessas pessoas é que o AVA da Universidade Tiradentes (Unit) é desenvolvido com empatia para promover a capacitação e empoderamento de alunos.
“A inclusão é parte da cultura da D2L. A acessibilidade é um componente integral do ciclo de desenvolvimento, o que permite um alinhamento aos padrões globais de acessibilidade que garantem a usabilidade por pessoas com deficiência e sua interoperabilidade com tecnologias assistivas”, explica a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki.
AVA e suas funcionalidades
Dentre os recursos e ferramentas disponíveis no AVA, pode-se ressaltar a existência no auxílio à concretização da acessibilidade, como:
- Alternativas de texto: ao inserir uma imagem o usuário é questionado se é apenas uma figura decorativa e se não for, é solicitada uma descrição da imagem em questão, para que, ao ocorrerem utilizações de leitores de tela, esta seja lida para o usuário final.
- Legendas: há diferentes maneiras de se inserir um arquivo de vídeo no AVA, dentre elas há um portal chamado Portal Capture, ferramenta externa do ambiente virtual de aprendizagem que é integrado ao mesmo, que permite o envio de vídeos para posterior disponibilização. Neste portal o usuário pode editar vídeos (realizar cortes) e inserir textos de legendas.
- Sequência de informações: levando em consideração possíveis utilizações de leitores de telas e a facilitação do acesso prático, as informações são disponibilizadas em uma ordem de importância, para que aquelas que são consideradas mais relevantes para os usuários sejam lidas primeiro.
- Uso de cores: o uso das cores no AVA é tratado com cuidado, evitando muitas cores diferentes e também o destaque de informações por meio deste recurso.
- Controle de áudio: todos os recursos de áudio possuem mecanismos que permitem ao usuário parar, pausar, adiantar, retroceder e, em alguns casos, diminuir e aumentar o volume do som reproduzido.
Ao ampliar a acessibilidade dos conteúdos, a instituição de ensino não só garante o direito básico à educação como diminui o risco de evasão dos estudantes. Como é o caso da aluna do curso de Serviço Social do polo da Unit EAD em Propriá (SE), Izabel Cristina Santos, que é deficiente visual. Entretanto, esse fator não a impossibilitou de ir atrás do seu sonho de concluir o ensino superior e foi na Unit que ela encontrou esta oportunidade.
“Para mim está sendo uma experiência única, que a Unit está me oferecendo. O AVA é uma ferramenta muito acessível que me deu total autonomia e facilidade durante o processo de aprendizagem, além de ser extremamente útil para os portadores de necessidades especiais. Já fiz processo em outra universidade, só que ela não me deu a oportunidade e suporte que a Unit me deu”, afirma.
A futura assistente social conta com o auxílio de um programa de leitor de tela, com voz natural em português, que lê para a aluna todo o conteúdo apresentado. Assim, Izabel pode estudar no conforto da sua casa, sem precisar se deslocar até a universidade todos os dias, tendo a garantia de uma educação de qualidade, além do apoio de todo o corpo docente da instituição.
Reconhecimento da D2L na inclusão social
A D2L, que vem realizando um excelente trabalho atuando na inclusão de pessoas com deficiência ao ensino, já foi premiada inúmeras vezes com alta reputação para garantir a acessibilidade de seus usuários, segundo a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki.
“Em 2021, a D2L foi finalista em 8 categorias do mais alto prêmio internacional que avalia soluções de tecnologia para a educação e foi vencedora em três delas: melhor solução para estudantes com necessidades especiais, melhor AVA para educação básica e ensino superior, melhor customer experience. Para finalizar, a D2L também foi ganhadora do prêmio Dr Jacob Bolotin, que atesta seus esforços e comprometimento com a acessibilidade e transparência nos relatórios VPAT e WCAG 2.0”, destaca Karen.
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