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A importância do AVA na inclusão de pessoas com deficiência

O EAD tem se mostrado como um importante instrumento de inserção educacional às pessoas com deficiências

às 19h25
Izabel Cristina, estudante de Serviço Social do polo EAD em Propriá (SE)
Izabel Cristina, estudante de Serviço Social do polo EAD em Propriá (SE)
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Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam que a presença de pessoas com deficiência nas universidades aumentou em 144,83%, um dos motivos desse crescimento se deve a alta adesão da Educação a Distância (EAD) que reforçou o uso das tecnologias no ensino e é reconhecida como um recurso em potencial, para o acesso e para promoção da aprendizagem. 

O uso da tecnologia assistiva está presente no EAD de diferentes formas, é por meio dela que é possível garantir o direito das pessoas com deficiência, de serem incluídas na sociedade, independentemente de suas localização geográfica, promovendo assim, a acessibilidade. Essa inclusão pode ser perceptível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas funcionalidades que passam por transformações a cada dia.

Todo estudante com deficiência deve ser capaz de acessá-lo, visualizar os conteúdos e compreendê-los com a mesma eficácia de um colega sem deficiência. Pensando na inclusão dessas pessoas é que o AVA da Universidade Tiradentes (Unit) é desenvolvido com empatia para promover a capacitação e empoderamento de alunos.

“A inclusão é parte da cultura da D2L. A acessibilidade é um componente integral do ciclo de desenvolvimento, o que permite um alinhamento aos padrões globais de acessibilidade que garantem a usabilidade por pessoas com deficiência e sua interoperabilidade com tecnologias assistivas”, explica a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki.

AVA e suas funcionalidades

Dentre os recursos e ferramentas disponíveis no AVA, pode-se ressaltar a existência no auxílio à concretização da acessibilidade, como:

  • Alternativas de texto: ao inserir uma imagem o usuário é questionado se é apenas uma figura decorativa e se não for, é solicitada uma descrição da imagem em questão, para que, ao ocorrerem utilizações de leitores de tela, esta seja lida para o usuário final.
  • Legendas: há diferentes maneiras de se inserir um arquivo de vídeo no AVA, dentre elas há um portal chamado Portal Capture, ferramenta externa do ambiente virtual de aprendizagem que é integrado ao mesmo, que permite o envio de vídeos para posterior disponibilização. Neste portal o usuário pode editar vídeos (realizar cortes) e inserir textos de legendas.
  • Sequência de informações: levando em consideração possíveis utilizações de leitores de telas e a facilitação do acesso prático, as informações são disponibilizadas em uma ordem de importância, para que aquelas que são consideradas mais relevantes para os usuários sejam lidas primeiro.
  • Uso de cores: o uso das cores no AVA é tratado com cuidado, evitando muitas cores diferentes e também o destaque de informações por meio deste recurso.
  • Controle de áudio: todos os recursos de áudio possuem mecanismos que permitem ao usuário parar, pausar, adiantar, retroceder e, em alguns casos, diminuir e aumentar o volume do som reproduzido. 

Ao ampliar a acessibilidade dos conteúdos, a instituição de ensino não só garante o direito básico à educação como diminui o risco de evasão dos estudantes. Como é o caso da aluna do curso de Serviço Social do polo da Unit EAD em Propriá (SE), Izabel Cristina Santos, que é deficiente visual. Entretanto, esse fator não a impossibilitou de ir atrás do seu sonho de concluir o ensino superior e foi na Unit que ela encontrou esta oportunidade. 

“Para mim está sendo uma experiência única, que a Unit está me oferecendo. O AVA é uma ferramenta muito acessível que me deu total autonomia e facilidade durante o processo de aprendizagem, além de ser extremamente útil para os portadores de necessidades especiais. Já fiz processo em outra universidade, só que ela não me deu a oportunidade e suporte que a Unit me deu”, afirma. 

A futura assistente social conta com o auxílio de um programa de leitor de tela, com voz natural em português, que lê para a aluna todo o conteúdo apresentado. Assim, Izabel pode estudar no conforto da sua casa, sem precisar se deslocar até a universidade todos os dias, tendo a garantia de uma educação de qualidade, além do apoio de todo o corpo docente da instituição. 

Reconhecimento da D2L na inclusão social

A D2L, que vem realizando um excelente trabalho atuando na inclusão de pessoas com deficiência ao ensino, já foi premiada inúmeras vezes com alta reputação para garantir a acessibilidade de seus usuários, segundo a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki.

“Em 2021, a D2L foi finalista em 8 categorias do mais alto prêmio internacional que avalia soluções de tecnologia para a educação e foi vencedora em três delas: melhor solução para estudantes com necessidades especiais, melhor AVA para educação básica e ensino superior, melhor customer experience. Para finalizar, a D2L também foi ganhadora do prêmio Dr Jacob Bolotin, que atesta seus esforços e comprometimento com a acessibilidade e transparência nos relatórios VPAT e WCAG 2.0”, destaca Karen.

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