ESTUDE NA UNIT
MENU

Segurança da Informação: porque as empresas devem adotá-la?

Por trás do conceito de defesa de dados, está a segurança da informação. Quando aplicada, ela garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados

às 19h57
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O rápido avanço tecnológico e a transformação digital fizeram com que o setor de Tecnologia da Informação assumisse um papel fundamental e estratégico nas organizações. Os dados utilizados para as tomadas de decisão se tornaram verdadeiros ativos e, consequentemente, precisaram ser gerenciados com mais eficiência.

É neste contexto que a segurança da informação se faz necessária. Segundo o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Cícero Gonçalves, ela é aplicada para manter os dados de uma organização protegidos, neutralizando os perigos da rede. Dessa forma, é fundamental que a empresa esteja atenta a algumas questões que possam de fato prejudicar a segurança.

“É importante que a empresa crie uma política de segurança da informação, fazendo alinhamento com todos os setores, backups regularmente, utilizando dados criptografados e realizando treinamentos com todos os colaboradores da empresa, isso porque a privacidade e segurança das informações dos colaboradores passaram a ser uma grande prioridade, já que o descumprimento no uso desses dados e até mesmo o possível vazamento deles pode gerar problemas legais para a empresa”, elenca o professor tutor.

Segundo informações do site Canaltech, o Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos e a cada 40 segundos acontece um sequestro de dados no país, as pesquisas ainda apontam que 65% das ações focam nas pequenas e médias empresas. Esses ataques geram muitos problemas, como prejuízo financeiro, perda de sigilo e de credibilidade. 

Relação entre segurança da informação e LGPD

A relação entre segurança da informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) diz respeito à privacidade e à proteção de dados pessoais. A lei traz muitos benefícios para a empresa quanto à prática de segurança por prever a utilização de medidas administrativas e técnicas que aprimoram a cibersegurança.  

Falar de segurança da informação e LGPD é, além de falar de tecnologias e melhores práticas técnicas, abordar o universo de governança, riscos e compliance. Isso possibilita entender criptografia de informações, controle de acessos, criação de camadas de segurança, análises e testes, habilitação de autenticação. Todas essas práticas, já presentes no dia a dia empresarial, são reforçadas com a lei.

Ou seja, a empresa precisa imprescindivelmente investir na segurança da informação, pois caso a LGPD seja descumprida por alguma falha na segurança as consequências serão maiores. “Com a LGPD e com uma política de compliance para que todas as medidas sejam devidamente cumpridas, a segurança da informação garante que os riscos sejam minimizados e a proteção de dados reforçada”, destacou.

Curso EAD em Tecnologia em Segurança da Informação

Devido a importância e a urgência em ter um profissional especializado na área dentro de uma empresa, a Unit oferece o curso de Tecnologia em Segurança da Informação na modalidade de Educação a Distância (EAD), em que o aluno aprenderá a desenvolver e gerenciar soluções computacionais e redes de computadores, em ambientes corporativos ou não, considerando requisitos, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de tecnologia da informação, visando à garantia da segurança da informação.

“O curso EAD é totalmente focado no desenvolvimento do profissional, e habilidades de Hard e Soft Skills , com intuito de que o aluno vivencie experiências do mercado de trabalho na sala de aula virtual”, conta o professor tutor.

A pessoa graduada em Tecnologia em Segurança da Informação pode atuar nas mais diversas organizações, em empresas prestadoras de serviços de TI ou em organizações de diversos segmentos e portes, que utilizem bases eletrônicas de dados como ferramenta de suporte nos processos operacionais e na tomada de decisão.

Leia também: https://portal.unit.br/blog/ead/jogos-digitais-conheca-tudo-sobre-o-curso-e-mercado-de-trabalho/

Compartilhe: