ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os tipos e funções das próteses dentárias

Atualmente a Odontologia tem vários tipos de implantes e próteses para atender a todas as demandas

às 12h08
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Perder um ou mais dentes é sempre algo complicado. A perda dentária geralmente ocorre devido a evolução da cárie no dente e doenças gengivais e em decorrência de acidentes ou traumas e pode trazer complicações não apenas estéticamente, mas, também, influenciando a forma falar, mastigação e até respiração. 

Como cada caso é diferente, atualmente, a Odontologia tem vários tipos de implantes e próteses para atender a todas as demandas. As indicações e especificações de cada tipo variam bastante de uma técnica para outra, logo, conhecer as opções antes de se submeter a um tratamento desse porte é a melhor maneira de dialogar com o profissional e encontrar a solução perfeita para um sorriso mais bonito e confortável.

Tipos de próteses dentárias 

A odontologia tem evoluído muito e, hoje, é possível encontrar uma grande diversidade de modelos de prótese, que variam em termos de material e técnica aplicada, garantindo mais conforto aos pacientes, além de maior estabilidade e qualidade de vida.

A prótese dentária deve ser usada quando o paciente tem um ou mais dentes faltantes na boca. O principal objetivo é substituir todos os elementos dentários faltantes, seja na arcada superior ou inferior. As próteses podem ser fixas ou móveis e somente o dentista é quem pode indicar a melhor opção para o paciente, depois de um diagnóstico prévio. Conheça os principais tipos de próteses dentárias:

Prótese total (PT)

Conhecida popularmente como dentadura, as próteses totais são usadas quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca. Para fazer essa reposição dentária, é utilizada uma prótese de acrílico. A principal vantagem desta prótese, é que o sorriso fica mais harmônico e bem próximo ao natural.

Esse tipo de prótese dentária é removível e é indicada para idosos que já perderam boa parte da dentição e até para pessoas jovens que perderam os dentes devido a acidentes ou enfermidades. O uso da dentadura também é recomendado quando a fala e a mastigação são afetadas pela falta dos dentes.

Prótese parcial 

Esse tipo de prótese dentária pode ser removível e é feita por uma estrutura metálica que tem a função de reter os dentes originais que ainda estão saudáveis. Na verdade, a prótese parcial também tem o objetivo de substituir os elementos dentários faltantes, proporcionando ao paciente mais segurança para mastigar.

Essa prótese é recomendada quando não é possível realizar um implante dentário, em especial, em situações em que a gengiva não oferece condições para isso. A prótese dentária parcial exige que o paciente tenha o máximo de atenção quanto a higiene bucal, a fim de evitar que a peça cause danos na gengiva.

Implantes

Os implantes dentários são indicados para substituir um ou mais dentes, bem como suas respectivas raízes. Esse tipo de procedimento é realizado em casos em que a prótese parcial não atende a necessidade do paciente. Nesse caso, o dentista fixa um peça feita de titânio no maxilar, logo abaixo da gengiva. Ela servirá de suporte para que seja colocado o dente.

Depois de fazer o implante, o sorriso fica bastante parecido como se fosse natural e não se percebe nenhuma diferença. Mas o implante não é recomendado para todas as pessoas e somente o cirurgião-dentista é quem pode indicar qual o melhor tipo de prótese para cada paciente.

Prótese fixa

É indicada quando existe a necessidade de preencher espaços por causa da ausência de um ou mais dentes, a prótese dentária fixa não é mais tão usada como anos atrás. Pelo fato de ser fixa, esse tipo de prótese dificulta a sua higienização, fazendo os implantes se tornarem uma opção mais interessante, tanto do ponto de vista funcional como do estético.

As próteses fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais e até sobre implantes, dependendo da situação e da saúde bucal do paciente. Elas são confeccionadas em resina ou porcelana e já foram massivamente usadas no passado.

Cuidados com a prótese dentária

  • É importante que o usuário tenha o máximo de atenção para não deixar a prótese cair, pois a queda pode danificá-la;
  • Quando for dormir, coloque sua prótese dentária em um copo com uma solução própria para próteses, para evitar que a mesma fique ressecada;
  • Evite mastigar alimentos muito duros ou crocantes, pois eles podem quebrar sua prótese;
  • Evite alimentos com alto nível de acidez e com corantes em sua composição, pois isso pode manchar a prótese;
  • Evite escovar com cremes dentais que apresentam alto índice de abrasividade;
  • Usar protetor bucal na hora de praticar atividades físicas, especialmente aquelas que têm contato físico. Sua prótese dentária merece a máxima proteção.
  • Faça a correta higienização da sua prótese depois das principais refeições do dia;
  • Evitar usar enxaguantes bucais com álcool em sua composição, pois são extremamente abrasivos e prejudiciais para a sua prótese.

As visitas regulares ao dentista devem ser mantidas a cada seis meses, para avaliação e limpeza. A prótese deve ser ajustada, caso haja necessidade e para evitar possíveis desconfortos.

Clínica Odontológica da Unit

A Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes oferece serviços de qualidade em Odontologia ao custo de tarifa social. A partir da inscrição no valor de R$ 30,00 por semestre, o usuário tem à disposição, gratuitamente, diversos tipos de tratamentos, a exemplo de restaurações, extrações, canal e limpeza. Caso o paciente não possa custear, será encaminhado para o serviço de assistência social e, em sendo comprovada vulnerabilidade, liberado da taxa.

A clínica escola da Unit oferece atendimento em um ambiente de capacitação dos alunos do curso de Odontologia que são supervisionados por professores qualificados e renomados na área odontológica no estado de Sergipe.

O endereço é Rua Siriri, 263, no centro de Aracaju. O telefone para contato é 79 3218-2306.

 

Com informações da Odonto Company

 

Leia mais: Odontologia é o segundo curso mais procurado no Brasil 

 

Compartilhe: