ESTUDE NA UNIT
MENU

Odontologia é o segundo curso mais procurado no Brasil 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), profissionais dessa área possuem uma das melhores médias salariais do país

às 12h49
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Professor assistente do curso de Odontologia da Unit, Anderson Lessa Siqueira
Compartilhe:

Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) revelam que o Brasil possui 219.575 profissionais cadastrados, com 65.471 clínicas prestadoras de assistência odontológica e 3.060 laboratórios de prótese dentária, o que coloca o país entre as nações com um dos maiores mercados de odontologia do mundo. 

A graduação no curso de Odontologia tem sido bastante procurada em Sergipe. De acordo com o cirurgião dentista membro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), professor assistente da Universidade Tiradentes (Unit), Anderson Lessa Siqueira, esse fenômeno ocorre pela possibilidade de atuar nas mais de 20 especialidades da área. 

“O mercado de trabalho na Odontologia está sempre aquecido por ser uma área que cuida da saúde bucal. Com a evolução da Odontologia, o dentista também pode atuar em segmentos estéticos, uma especialidade que tem crescido bastante nos últimos tempos”, afirma.

Mesmo que a área da estética tenha crescido nos últimos anos, o especialista afirma que a Odontologia vai muito além disso. “A mais nova especialidade odontológica que é a harmonização oral fácil tem demandado uma busca enorme nos consultórios, mas quem trabalha na harmonização orofacial entende que a Odontologia vai muito além da estética, é uma profissão que cuida da saúde como um todo. Porque a saúde começa pela boca e cada uma das especialidades odontológicas tem uma importância primordial para manutenção da saúde bucal e sistêmica”, destaca. 

De acordo com Andersson, assim que concluída a graduação em Odontologia, o profissional pode atuar realizando procedimentos como limpeza dos dentes, cuidados com as gengivas, tratamentos de cáries, remoção de tártaro, aplicação de flúor. Mas que é importante fazer uma especialidade para melhor atender os pacientes. 

“Há a possibilidade de atuar tanto em clínicas e consultórios, como na docência. Em Sergipe, há a possibilidade do dentista atender na rede pública, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde existem as especialidades específicas”, explica.

A remuneração é bastante variada devido às muitas possibilidades de atuação. Contudo, esses profissionais possuem uma das melhores médias salariais do país, R$ 5.367 mensais, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Especialidades 

O cirurgião dentista destaca algumas especialidades que o dentista pode se especializar, tais como a odontopediatria. Esse mercado vai exigir um tratamento minucioso e a utilização de várias estratégias lúdicas durante os procedimentos. A especialidade realiza o tratamento bucal de bebês e de crianças que ainda convivem com os dentes de leite.

Implantodontia

Essa área envolve a atuação com implantes. É umas das que mais evolui com o desenvolvimento de novas tecnologias. 

Cirurgia bucomaxilofacial

O especialista nessa área trabalha em hospitais e ambulatórios realizando cirurgias que envolvem traumas faciais, reconstrução da face, tumores e cânceres, lesões e fraturas, malformações congênitas. O cirurgião bucomaxilofacial pode, até mesmo, realizar intervenções cirúrgicas no pescoço, quando estão relacionadas ao aparelho bucal.

Ortodontia

Essa é a especialidade com mais demanda entre os brasileiros, pois envolve o tratamento com aparelhos ortodônticos fixos e móveis. O especialista nessa área pode atuar em problemas envolvendo o posicionamento dos dentes e dos ossos, tanto de forma preventiva quanto corretiva.

Odontogeriatria

O profissional que escolher atuar nessa área será responsável pelo tratamento dentário de idosos, lidando com uma saúde bucal impactada por adventos da idade, como osteoporose, diabetes, perda de força na língua, perda de dentes e problemas vasculares.

Endodontia

O endodontista é o cirurgião-dentista especializado em tratar os nervos e as raízes dos dentes. É ele quem lida com traumas e fraturas dentárias e que realiza cirurgias de canal.

Radiologia odontológica e imaginologia

O profissional desse segmento pode realizar e analisar exames de imagem e radiológicos focados na anatomia da face. Essa é uma especialidade de grande valor para a odontologia. Isso porque diversas outras especialidades dependem de exames de imagem para o fechamento de diagnósticos e realização de tratamentos.

Periodontia

Essa é a especialidade que lida com a saúde das gengivas. O profissional que se especializa em periodontia vai diagnosticar e tratar problemas como gengivite, periodontite e placas bacterianas. O trabalho também envolve cuidados com os ossos, ligamentos e do cemento, um tecido que recobre a superfície da raiz do dente.

Odontologia estética

O mercado da estética ganha muito destaque pois realiza procedimentos como clareamentos dentais, gengivoplastia, bichectomia, aplicação de toxina botulínica (botox), restaurações dentárias, entre outros procedimentos estéticos. 

Cirurgia e traumatologia

Essa é uma especialidade com atuação em ambiente hospitalar. Na área ambulatorial, o profissional tratará problemas como pequenas lesões, extração de sisos e intervenções cirúrgicas simples. Também atende pacientes que apresentam quadros de crescimento craniofacial irregular, apneia do sono, traumatismos faciais, tumores benignos, disfunções ligadas aos ossos da face.

Odontologia Unit

O professor destaca que o curso de Odontologia é reconhecido como nota 5 no conceito do Ministério da Educação (MEC). Proporcionando ao estudante acesso a maior clínica-escola de toda região Nordeste, orientação do mercado de trabalho por meio do Unit Carreiras e obter experiência internacional com o Unit Idiomas.

“A Unit disponibiliza ao estudante um amplo acesso ao conteúdo acadêmico e laboratórios completos, além de professores capacitados com mestrados e doutorados que sempre buscam compartilhar com os alunos as novidades do mercado”, ressalta.

Para mais informações acesse.

 

Com informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Leia mais: Graduação em Odontologia é sonho de aluno

Compartilhe: