ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira as contribuições da Ciência da Computação no seu dia-a-dia

Saiba também sobre as atuais pesquisas na área de Computação que prometem cada vez mais inovação tecnológica para a sociedade

às 11h58
Entre as pesquisas atuais na área, destaca-se a busca por segurança, a redução de custos, a computação em nuvem e o mercado mobile (Kevin Ku/Pexels)
Entre as pesquisas atuais na área, destaca-se a busca por segurança, a redução de custos, a computação em nuvem e o mercado mobile (Kevin Ku/Pexels)
Compartilhe:

Tablets, smartphones, relógios inteligentes, redes sociais e celeridade no envio de  informações. Estas são apenas algumas das contribuições da Ciência da Computação que estão presentes no cotidiano da sociedade. E não para por aí, pois o profissional da área da computação segue nos estudos e desenvolvimentos de ferramentas que possam cada vez mais contribuir com a vida humana.

“A computação desempenha um papel fundamental para a sociedade, à medida que aproxima pessoas antes distantes por espaços físicos através de sua tecnologia de redes como a Internet. E também possibilita a transmissão de dados de maneira ágil e simplificada com um simples clique. Uma das principais contribuições está na rapidez do acesso, processamento e armazenamento da informação”, afirma o professor Arlindo Correia, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).

E entre as pesquisas atuais, o professor destaca a busca por segurança, a redução de custos, a computação em nuvem e o mercado mobile. “Com a crise mundial do setor econômico, manter os custos baixos pode ser um diferencial para sobreviver no mercado atual. A segurança da informação tem sido uma fonte de pesquisa e preocupação constante na rotina das mais variadas empresas. Para se ter um ideia da importância, recentemente ataques de hackers causaram milhões em prejuízo a empresas como Sony e HBO”, aponta.

E mais: a automação cada vez maior das atividades e tarefas, diminuindo a interação humana nos processos com o uso autônomo do computador, é a tendência da área de computacional para o futuro bem próximo. 

“O compartilhamento e colaboração entre os demais setores das empresas com a área de TI também é uma tendência para o futuro. A dependência é cada vez maior das outras áreas das empresas sobre a tecnologia, nada mais natural que a interligação entre elas. Ou seja, o futuro de muitas áreas de negócio e mercado das empresas estão cada vez mais integradas a Tecnologia da Informação”, destaca Arlindo Correia, concluindo que a sociedade e as empresas que visualizam o digital como ambiente natural da sobrevivência da humanidade conseguirão sucesso com mais rapidez. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: